RTP2 exibe segundo episódio da série documental “Gulag, Uma História Soviética”
Stalin, que foi aclamado no 17º Congresso do Partido Comunista em 1934, lançou as obras do canal Volga-Moscou e a construção de uma nova ferrovia Transiberiana. O NKVD, que sucedeu ao Guépéou, aumenta o número de acampamentos e transforma o gulag numa verdadeira indústria prisional: o número de detidos no gulag ultrapassou a marca de um milhão em 1935.
Os julgamentos de Moscovo, que são a vitrina do grande terror, escondem a repressão que atinge a sociedade soviética e as pessoas anónimas. As execuções em massa e as prisões arbitrárias aceleram.
Em janeiro de 1939, 2 milhões de prisioneiros trabalhavam no gulag, mas em 22 de junho de 1941, a Alemanha atacou a União Soviética. Na verdade, as condições de vida no gulag pioraram em 1942: a fome e as doenças devastaram as fileiras dos prisioneiros. Em 1945, apesar da vitória dos soviéticos sobre a Alemanha nazi, o Gulag, fornecedor de matérias-primas essenciais, continuou a crescer.
Este novo episódio, da autoria do cineasta e argumentistas francês Patrick Rotman, pode ser visto no próximo dia 1 de Dezembro, pelas 23h28, na RTP2. O primeiro episódio já está disponível na RTP Play.