RTP3 exibe debate entre Mário Soares e Álvaro Cunhal para celebrar os 45 anos do embate histórico

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Novembro, 2020
RTP3 exibe debate entre Mário Soares e Álvaro Cunhal para celebrar os 45 anos do embate histórico
DR
PUB

Quando se assinalam os 45 anos dos históricos debates entre Álvaro Cunhal e Mário Soares, a RTP3 prepara uma programação especial onde recorda estes momentos marcantes do período pós revolucionário.

Em 1975, Álvaro Cunhal e Mário Soares reuniram-se para dois debates, que vieram a torna-se documentos históricos. Assim, amanhã, a partir das 22h30, na RTP3 recordaremos estes momentos, através de uma análise inicial com José Pedro Castanheira e Brandão de Brito, que lançaram recentemente um livro sobre estes debates do período pós revolucionário, e com a emissão dos dois debates, um deles inédito em Portugal.

Às 23h00, na RTP3 poderemos acompanhar, pela primeira vez na televisão portuguesa, a transmissão do primeiro debate entre Álvaro Cunhal e Mário Soares, quando ambos se encontravam no Governo Provisório. Um frente a frente organizado pela televisão francesa Antene 2 em julho de 1975, na cidade de Lisboa.

A partir da 01h30 poderá rever o célebre debate que ficou conhecido pela expressão “Olhe que não, olhe que não!”. Um frente a frente entre Álvaro Cunhal e Mário Soares que ocorreu poucos meses depois, mas agora num ambiente politico diferente. Um debate único na televisão portuguesa, pela sua duração e pelo seu simbolismo, pois ao longo de 3 horas e 40 minutos os dois protagonistas debateram as suas ideias para um país de uma jovem democracia. Passaram 45 anos deste momento e a RTP3 vai relembrar na íntegra o debate.  

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados