Santa Maria da Feira a Germinar educação criativa
Afirmando-se como agente potenciador de criatividade, Germinar aposta na complementaridade pedagógica ao curso de animação sociocultural. Promovido pelo Município de Santa Maria da Feira e aplicado na Escola Coelho e Castro, Fiães, o projeto assenta num modelo inovador, através de um programa que recorre a ferramentas formativas orientadas para a autodescoberta e pesquisa espontânea, focando os contextos artísticos como eixo complementar essencial do currículo do curso.
Vincando um objetivo claro de qualificação pela experiência e da formação dos estudantes do curso de animação sociocultural, os estudantes integrantes do projeto foram, esta semana, acolhidos num showcase de apresentação.
Germinar promove laboratórios artísticos multidisciplinares, com foco na experiência individual e coletiva, atribuindo uma nova vertente ao modelo tradicional de ensino, propondo conteúdos artísticos complementares ao plano curricular em vigência. Um contexto que visa estimular a descoberta acompanhada, sob a mentoria de artistas profissionais aptos a transmitir conhecimento, conceitos e contextos, potenciadores de novas influências balanceadas entre a realidade e o plano curricular. Durante o ano letivo 2018/2019 serão promovidos laboratórios de experimentação musical pela Companhia Persona e laboratórios de movimento contemporâneo com Dinis Santos.
Colaborando para o investimento na formação e na informação ativa, o projeto pretende desenvolver competências capazes de reforçar o ecossistema cultural e criativo de Santa Maria da Feira, oferecendo ações aptas a solidificar o crescimento pessoal dos estudantes. Provocando uma aproximação mais eficiente ao mercado das artes performativas, assim como aos novos conceitos artísticos que atualmente definem diferentes visões das sociedades contemporâneas, Germinar abrirá novos contextos de oportunidade.
Na vanguarda da educação criativa, o Município de Santa Maria da Feira pretende criar um referencial formativo de dimensão nacional, alicerçado na evolução da sociedade e na adaptabilidade dos modelos e metodologias de ensino, qualificando o contexto da aprendizagem a partir da experiência pessoal dos estudantes, evocando discursos artísticos contemporâneos.