Sara Barros Leitão é a vencedora da 1.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II
O anúncio foi feito numa cerimónia que decorreu ontem, às 19h, na Sala Garrett, antecedendo uma sessão exclusiva do espetáculo Fake.
A atriz Sara Barros Leitão é a vencedora da 1ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão de caráter anual que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral.
Eleita por um júri composto por quinze profissionais representativos de diversas áreas associadas ao meio artístico e cultural português, Sara Barros Leitão recebeu este Prémio hoje, numa cerimónia que decorreu na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II e que contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, de representantes do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal – entidades responsáveis pela atribuição do Prémio, e de vários elementos do júri.
Sara Barros Leitão nasceu no Porto em 1990 e tem desenvolvido um percurso em teatro, cinema e televisão, trabalhando como atriz, criadora, encenadora, assistente de encenação e dramaturga. Ao longo do seu percurso teatral, tem vindo a colaborar com companhias e teatros como o Teatro Experimental do Porto, o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João ou o Teatro do Vestido. Assume-se ainda como feminista e ativista por todas as desigualdades ou injustiças.
Segundo Carlos Avilez, Presidente do júri, “A grande qualidade artística de Sara Barros Leitão e a coerência em todas as suas atitudes, fazem dela a vencedora da 1ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II e são motivo de orgulho para todos nós. Sara Barros Leitão é uma artista que já provou e continuará a provar tudo aquilo que dela se espera. Parabéns, Sara.”
“Obrigada à Ageas, ao Teatro Nacional D. Maria II e, em especial, a todos os artistas e trabalhadores que constituíram o júri deste Prémio e que me escolheram para o receber. 2019 foi um ano que me trouxe desafios, mas também o ano em que senti que mais cresci. Agradeço também por isso, a todas as pessoas que foram conversando comigo sobre teatro, vendo espetáculos, exposições e discutindo política e políticas culturais. Acho que sou todas essas conversas”, referiu Sara Barros Leitão. “Este Prémio será totalmente investido num projeto a desenvolver durante o ano de 2021, através da minha estrutura de criação – Cassandra -, chamado Heroides, Clube do Livro Feminista.”, acrescentou.
O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II tem um valor pecuniário de 5.000€ e é atribuído anualmente a um profissional de teatro, que tenha até 30 anos de idade, e cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano anterior à atribuição do Prémio.
O júri do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2020 foi constituído por Albano Jerónimo, Álvaro Correia, Beatriz Batarda, Carlos Avilez, Catarina Barros, Cristina Carvalhal, Inês Barahona, John Romão, José António Tenente, Marta Carreiras, Mónica Garnel, Nuno Cardoso, Rui Horta, Rui Pina Coelho e Tónan Quito.
“A atribuição de um Prémio anual, em parceria com o Grupo Ageas Portugal, é de extrema importância para o Teatro Nacional D. Maria II. Pretendemos, com este Prémio Revelação, dar continuidade à nossa missão de promoção da criação teatral, valorizando o trabalho de jovens artistas, através de um galardão que é atribuído por um júri isento, composto por individualidades de diversas áreas associadas às artes performativas.”, refere Cláudia Belchior, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II.
“Este Prémio, fruto da parceria do Grupo Ageas Portugal com o Teatro Nacional D. Maria II, é o reconhecimento de um talento emergente e a motivação para que outros jovens artistas continuem a desenvolver o seu percurso nesta área. Mas é também a representação daquilo que temos vindo a fazer e o que queremos para os próximos anos: o apoio à Cultura, aos artistas, e a Portugal. Também aqui queremos marcar a diferença.”, acrescenta Teresa Thöbe, Responsável de Parcerias e Marca do Grupo Ageas Portugal.
Na avaliação dos artistas selecionados para o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, são tidos em conta os seguintes critérios:
– Qualidade da sua prestação artística no ano a que se refere o prémio;
– Contributo da sua prestação artística para o desenvolvimento e fortalecimento da área teatral;
– Capacidade de crescimento e valorização da sua carreira, nacional e internacionalmente;
– Introdução de elementos de inovação ou diferenciação na sua prática profissional.
O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II resulta de uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Grupo Ageas Portugal, e pretende ser um incentivo ao desenvolvimento do trabalho artístico no âmbito teatral.