Série “Deus Cérebro” recebe prémio internacional pelo contributo científico para a compreensão dos mistérios do cérebro humano
A série documental “Deus Cérebro” (ler entrevista aos autores da série) foi distinguida com o 40.º Grande Prémio Internacional URTI do Documentário de Autor. “Este prémio comprova cada vez mais a maior qualidade do trabalho desenvolvido pela RTP na área dos documentários, cuja visibilidade e impacto têm sido notórios nos grandes mercados internacionais.”, pode ler-se num comunicado da estação pública.
Produzida pela Panavideo para a RTP, com realização de António José de Almeida, “Deus Cérebro”, que pode ser vista na RTP Play de forma gratuita, conta com a participação de várias personalidades e investigadores de referência mundial, que nos dão importantes pontos de vista e dados científicos sobre aquele que é considerado o mais misterioso e complexo órgão do ser humano. Destaque para a colaboração de alguns especialistas portugueses, como os neurocientistas António Damásio, Alcino Silva, Rui Costa e os neurologistas Alexandre Castro Caldas e Pedro Cabral.
“A URTI considera esta série documental um importante contributo científico para a compreensão dos mistérios do cérebro humano, destacando o primeiro episódio — “Maquinaria das Emoções” — que nos mostra como a inteligência está ligada às emoções e o que distingue o nosso cérebro do dos animais.”, pode ler-se no mesmo comunicado.
O Grande Prémio Internacional URTI do Documentário de Autor é atribuído anualmente às produções audiovisuais que mais se destacaram na abordagem das grandes questões sociais e também no domínio da arte e da cultura. Um prémio de renome internacional que promove a vitalidade da produção audiovisual contemporânea.
De sublinhar ainda a distinção da terceira temporada da série “Novos Vizinhos” com o Prémio “Martine Filippi Prize for Discovery”, também atribuído pela URTI. Um projeto para o qual a RTP Açores contribuiu com a produção e realização de um dos episódios, “Um Só Deus”.