“Shuggie Bain”. Livro de Douglas Stuart, Man Booker Prize de 2020, será adaptado para série pela BBC
Douglas Stuart terá o seu livro, “Shuggie Bain”, adaptado para formato série pela BBC, iPlayer e com produção da A24, anunciou a própria BBC. A obra literária foi lançada em 2020 e venceu o Man Booker Prize desse ano. Esta será também a primeira série a adaptar obras do autor escocês.
Situado na década de 1980, “Shuggie Bain” centra-se na história de uma mãe e de um filho, da classe trabalhadora de Glasgow, e é inspirado na própria infância de Stuart. “A minha mãe está em todas as páginas do livro, não quero dizer que a minha mãe esteja no livro, mas o amor, a perda e o luto que tenho transportado há 30 anos são parte do motivo pelo qual escrevi o livro“, revelou o escritor à Comunidade Cultura e Arte. Na mesma entrevista, o autor escocês diz ainda que o romance era “uma celebração das mães de classe baixa entre as quais cresci, não apenas a minha mãe. Por ser um jovem homossexual, os outros homens e rapazes não sabiam o que fazer comigo, por isso era um pouco ostracizado. Mas fez com que estivesse sempre na companhia de mulheres quando era jovem“, acrescentou.
“Quis mostrar uma comunidade em crise e quis dizer que há muitas pessoas deixadas para trás pelo governo e pelo progresso. E especialmente para as mulheres. Uma mãe de classe baixa nessa altura tinha opções limitadas. Quando vemos as estatísticas do governo, a presença da classe baixa na universidade era de apenas 0,003%. E quando contabilizamos as mulheres aqui, é então uma ínfima parte. As mulheres de classe baixa não iam para a universidade na década de 70 e 80. E a Agnes está um pouco presa na situação em que se encontra. Ela pode trabalhar, pode cuidar de uma família, mas não pode subir na sociedade.”
Douglas Stuart em entrevista à Comunidade Cultura Arte.
“Shuggie Bain” é editado em Portugal pela Alfaguara e foi rejeitado 44 vezes antes de ser publicado no seu país de origem, confidenciou o autor na mesma entrevista à Comunidade Cultura e Arte. Agora, dois anos depois de publicar o livro, Douglas Stuart está a escrever a adaptação da obra literária para série, que será filmada na Escócia e produzida pela A24 e pela produtora Gaynor Holmes da BBC. A série será depois distribuída internacionalmente pela A24.
“Sou profundamente grato à BBC e à A24 por acreditarem em “Shuggie Bain”. Estou emocionado por trazer a família Bain para o ecrã. É uma oportunidade de expandir o meu romance, de trazer novos tópicos para a história e de explorar as dificuldades e lutas, bem como a compaixão, o humor e a resiliência que são tão característicos do espírito escocês“, refere Douglas Stuart à BBC.