Surma entre The XX e Fever Ray na corrida a disco independente do ano
2017 foi o ano da consagração do talento de Surma. Com Antwerpen, Débora Umbelino levou-nos a viajar e a percorrer o seu imaginário etéreo de sons e emoções.
Sabe-se hoje, dia 24 de Fevereiro, que a IMPALA (Independent Music Companies Association) integrou Antwerpen entre os 22 discos concorrentes a disco independente do ano europeu, ombreando com os discos de The XX, Fever Ray ou King Krule. Esta distinção foi entregue anteriormente a artistas como José Gonzalez, Adele ou Agnes Obel (por acaso, bastante admirada pela nossa Surma).
Lançado em Portugal em Outubro de 2017 e com lançamento previsto para a Europa em Março, Antwerpen tem chamado a atenção dos críticos e dos amantes da música em Portugal e além-fronteiras. Já no início de 2018, Surma atuou no festival Eurosonic na Holanda e está quase de partida para Austin, Texas, para estar presente no emblemático South by Southwest.
Sobre a IMPALA:
A missão da IMPALA é promover o sector da música independente, dar mais valor aos artistas, promover a diversidade cultural e modernizar as percepções do sector da música. Entre os distinguidos estão Citizen of Glass (Agnes Obel), Vestiges & Claws (José González), Our Love (Caribou), Guadalupe Plata Magic, Coexist (The xx), 21 (Adele) e Chairs (Efterklang).