Teatro Nacional São João estreia “Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia”
A mais recente coprodução do Teatro Nacional São João estreia no Porto, no dia 20 de outubro. Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia é um espetáculo produzido em parceria com o Teatro Nacional de Bordéus, com encenação de Nuno Cardoso e Catherine Marnas.
Depois da estreia em Bordéus, Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia chega ao palco do Teatro São João no dia 20 de outubro. O espetáculo, que resulta de uma coprodução do Teatro Nacional São João com o Théâtre national de Bordeaux en Aquitaine, é encenado pelos diretores artísticos das duas instituições. Nesta encenação partilhada, Nuno Cardoso e Catherine Marnas, trabalham com um elenco de jovens atores franceses e portugueses. Tal como Ensaio Sobre a Cegueira, coproduzida com o Teatro Nacional da Catalunha, Oresteia é mais uma parceria do Teatro Nacional São João que coloca a língua portuguesa em diálogo, desta feita com o francês.
Produzida a partir da trilogia de Ésquilo reescrita pelo dramaturgo franco-iraniano Gurshad Shaheman, Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia é uma aventura teatral que interroga os alicerces do ideário democrático. O espetáculo mantém as personagens e a estrutura narrativa da tragédia grega escrita no século V a.C., mas sofre transformações para colocar os problemas da justiça, da culpa e da expiação no nosso tempo. Nesta Oresteia, Troia é o nome de guerra de todo o Médio Oriente, Agamémnon e Orestes são emblemas do imperialismo e do populismo emergentes, e os coros, constituídos por feministas e ecologistas, resistem à barbárie.
Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia acrescenta um capítulo ao processo de internacionalização em curso do Teatro Nacional São João. A KastroKriola e a Ensaio Sobre a Cegueira – parcerias com o Ministério da Cultura de Cabo Verde e com o Teatro Nacional da Catalunha – segue-se Uma Oresteia com o Teatro Nacional de Bordéus. O espetáculo, bilingue, abriu a temporada do teatro francês, onde esteve em cena entre 4 e 8 de outubro. No primeiro trimestre de 2023, segue em digressão por França.
A nova coprodução do Teatro Nacional São João fica em cena até ao dia 6 de novembro. Pode ser vista quarta-feira, quinta-feira e sábado, às 19h00, sexta-feira, às 21h00, e domingo às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.