“Espectros”, encenação de Nuno Cardoso do texto de Henrik Ibsen, estará em cena em Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Abril, 2022
“Espectros”, encenação de Nuno Cardoso do texto de Henrik Ibsen, estará em cena em Lisboa
“Espectros” / Fotografia de TUNA TNSJ
PUB

“Espectros”, encenação de Nuno Cardoso do texto de Henrik Ibsen, estará em cena na Sala Garrett. Teatro Nacional São João leva assim o espetáculo ao D. Maria II.

“Espectros”, peça escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen em 1881, chega esta semana à Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, numa encenação de Nuno Cardoso, que estará em cena de 28 de abril a 8 de maio.

“Espectros” / Fotografia de TUNA TNSJ

Uma produção do Teatro Nacional São João, estreada em maio de 2021, no Porto, Espectros recupera o texto de Ibsen, inscrevendo-o no repertório deste Teatro. Circunscritas a um lugar escuro de onde ninguém sai ou entra, as personagens de “Espectros”, vivem “com medo da luz”, inconformadas com o estrangulamento das suas vidas afetivas, ávidas de um impulso vital que as liberte de uma existência regida pelo conservadorismo e pela omnipresença do dinheiro.

Nesta encenação de Nuno Cardoso, Diretor Artístico do São João, que agora chega a Lisboa, Afonso Santos, Joana Carvalho, João Melo, Maria Leite, Mário Santos e Rodrigo Santos dão vida às personagens inconformadas de Ibsen. Osvald Alving, filho pródigo, regressa a casa dos pais com uma “infeção”, doença que engendra fantasmagorias. Na sua presença, adensam-se as sombras de um conjunto de “atitudes antiquadas e crenças mortas”, os “espectros” que envenenam o presente e hipotecam as possibilidades de futuro.

“Espectros” pode ser visto na Sala Garrett do D. Maria II de 28 de abril a 8 de maio. Na última sessão, no dia 8 de maio, às 16h, o espetáculo conta com Audiodescrição.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados