‘Teoria da Informação Jornalística’: uma viagem profunda ao mundo do jornalismo

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Maio, 2018
‘Teoria da Informação Jornalística’: uma viagem profunda ao mundo do jornalismo

Acaba de chegar às livrarias portuguesas, através da chancela Edições Almedina, “Teoria da Informação Jornalística”, uma obra da autoria de J.-M. Nobre-Correia, que aborda temas como a concepção e os critérios de selecção da informação, o papel das agências de informação, os entraves à liberdade de informar, a deontologia no jornalismo, entre outros.

Em “Teoria da Informação Jornalística” o autor faz uma verdadeira viagem ao mundo do jornalismo, dando a conhecer aos seus leitores o funcionamento do sistema da informação, os seus aspectos teóricos e mecanismos práticos. Isto em duas perspectivas ao mesmo tempo: a de uma iniciação à crítica da informação proposta pelos média e a de uma iniciação à prática da informação e mais precisamente do jornalismo.

A concepção da informação, os critérios de selecção da informação, o papel das agências de informação (nacionais e internacionais), os entraves à liberdade de informar, os mecanismos de distorção da informação (a surpresa programada, o efeito de contágio, a lógica de conflito, as sondagens, etc.), assim como as derivas “jornalísticas” e a importância do questionamento, são alguns dos temas que Nobre-Correia aprofunda, de forma simples e eficaz, em “Teoria da Informação Jornalística”.

Tendo em conta a realidade do mundo actual, em que são cada vez mais os conteúdos de informação que circulam na internet, sob a forma de edições digitais de média, de sítios jornalísticos, de blogues ou de sítios de “jornalismo cidadão”, nesta obra o autor procura ainda responder a muitas questões colocadas por simples consumidores de informação, mas também por vários profissionais de jornalismo, que se interrogam cada vez mais sobre o seu ofício e o futuro deste.

De realçar que “Teoria da Informação Jornalística” já está à venda nas livrarias da especialidade, pelo PVP de 21.90€.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados