“Terapia de Casal” segue para segunda edição depois de tour do livro
O casal responsável pelo podcast Terapia de Casal, e agora livro homónimo, completou a ’tour’ do livro, onde apresentou a obra aos fãs e leitores. Mesmo a tempo das festividades, chega uma segunda edição.
O livro “Terapia de Casal – Coisinhas insignificantes que dividem os casais no dia a dia” chegou às livrarias no início de outubro, sendo que esteve em pré-venda. Para divulgar o livro, os autores Rita da Nova e Guilherme Fonseca ergueram uma ’tour’ de espetáculos por todo o país.
Para a primeira data, em Lisboa, a 9 de outubro, no teatro Maria Matos, o podcast Ponto Final, Parágrafo foi falar com o casal autor e daí surgiu um episódio, com a participação também da diretora editorial da editora Manuscrito, Marta Miranda, e da prefaciadora do livro, a humorista Joana Marques.
Numa pequena sala junto nos bastidores do Maria Matos, Rita da Nova não acusava pressão. Não estava nervosa para a estreia deste espetáculo, por muito que isso surpreendesse Guilherme, que está mais habituado a aparecer em palcos por fazer parte do grupo Roda Bota Fora, que já fez a última aparição em Lisboa. Rita estava “expectante” para ver como ia funcionar o formato do espetáculo. No podcast, já tinham revelado que seria uma mistura de apresentação de livro e episódio ao vivo. Uma coisa é certa: a sala estava cheia para ver como era a dinâmica.
Como explicaram no primeiro espetáculo, que teve como terapeuta de novo Joana Marques, o livro consiste em 30 textos escritos pelo casal. Cada texto tem um tema “polémico”, seguido de um direito de resposta “que tem como único objetivo causar o caos nas relações”, como se lê no livro. No final de cada texto, o leitor pode assinalar se concordou mais com Guilherme ou Rita. Acabando a leitura, pode fazer um balanço e saber se é mais #TeamRita ou #TeamGuilherme.
Por exemplo, o texto de abertura, sem arriscar estragar a leitura, é de Guilherme e é sobre o “problema de ir sozinho ao supermercado”. Guilherme expõe como é a experiência de ir ao supermercado sem a parceira e como Rita vê as idas a estas lojas quando vão juntos: “Quando viajamos, a Rita faz tanta questão de ir a um supermercado como a um museu. (…) A Rita admira cada produto como se estivesse a resolver um escape room e houvesse algures naquele frasco uma pista para resolver o puzzle”, começa por escrever Guilherme e termina com a afirmação de que ir às compras com a parceira é “das coisas mais complicadas” que teve de fazer no casamento.
Ora, isto não fica por aqui porque Rita tem, e bem, direito a responder. As primeiras frases do direito de resposta? “Riram-se muito com o texto que acabaram de ler? Eu também acharia piada se não fosse baseado em opiniões completamente enviesadas”. E aí começa a repor a sua verdade, com direito a enumerar três coisas que acontecem quando Guilherme tem de ir sozinho às compras.
Temos direito a várias ilustrações sobre os temas e, no fim de alguns capítulos, o leitor pode usar os QRcodes para ouvir o episódio do podcast que tem o mesmo tema. O casal garante que a relação do texto para com o podcast é de complementaridade e que os temas são explorados de forma diferente. Assim, quem já é fã do podcast pode ler o livro, e quem encontrou o livro pode tornar-se fã do podcast e saber um pouco mais sobre como é a relação do casal com o exercício físico (também no episódio 65 do podcast, com a “terapeuta” Isabel Silva), sobre como é escolher comida num restaurante e o dilema de deixar gorjeta ou não (com episódios relacionados 5, com Inês Lopes Gonçalves; e 7, com José Diogo Quintela).
No episódio do Ponto Final, Parágrafo o casal também falou da experiência da escrita e da relação com a editora. Rita e Guilherme contam-nos que nem aí deixaram de competir – história que nos foi confirmada pela diretora editorial da editora Manuscrito, Marta Miranda, que explica como foi orientando o casal. Logo no início da conversa, Marta revela ao podcast que o livro “Terapia de Casal – Coisinhas insignificantes que dividem os casais no dia a dia” chegou à segunda edição, por isso não há risco de ficarem sem uma edição para oferecerem à vossa cara metade, casal amigo ou simplesmente à família.
No final do episódio, a humorista Joana Marques dá-nos umas palavrinhas sobre como foi aceitar o convite para escrever o prefácio do livro.
Já há episódios do Terapia de Casal ao vivo disponíveis para ouvir: o #104 Sobre assaltos, com Joana Marques (ao vivo em Lisboa; o #105 Sobre o Guilherme não se saber vestir, com Wandson Lisboa (ao vivo no Porto) e o #106 Sobre mostrar a casa às visitas, com João Manzarra (ao vivo em Coimbra).
Ponto Final, Parágrafo é um podcast sobre literatura, conduzido por Magda Cruz, na ESCS FM em parceria com a Comunidade Cultura e Arte. Já conta com 52 episódios principais em quatro temporadas. Pode ser ouvido em todas as plataformas de áudio.