‘The Death and Life of John F. Donovan’, novo filme de Xavier Dolan, estreia em Setembro
O Festival Internacional de Cinema de Toronto confirmou que o novo filme de Xavier Dolan fará a sua estreia no certame, que acontece de 6 a 16 de Setembro. The Death and Life of John F. Donovan será o primeiro trabalho em língua inglesa de Dolan.
O filme falhou entretanto a sua estreia no Festival de Cannes e Veneza. No início do ano, Xavier Dolan afirmou, ao The Hollywood Reporter, que “O meu desejo de falar sobre a homossexualidade e como a vivemos, como a percebemos, como a rotulamos, e como a organizamos como sociedade, fazia parte da inspiração para o novo filme“, revelou o cineasta.
No entanto, e relativamente a The Death and Life of John F. Donovan, Dolan disse à mesma fonte que a obra que estava a filmar se estava a tornar “mais uma homenagem aos dramas familiares dos anos noventa, em vez de uma profunda reflexão sobre o que é ser gay” e acrescentou ainda: “Fui confrontado com material tão maturo como Boy Erased, Call Me by Your Name e God’s Own Country, e isso deu-me o desejo de falar sobre a homossexualidade sob o ponto de vista de um adulto – e não de um pós-adolescente – da minha geração, da dos meus amigos e amizades. Isso fez-me querer escrever sobre dois amigos apaixonados que nunca tinham percebido que podiam ter preferência por homens. Quero falar sobre a verdadeira amizade e amor verdadeiro”
The Death and Life of John F. Donovan foi escrito por Dolan e Jacob Tierney e conta a vida de um jovem actor norte-americano que procura atingir o estrelato na indústria cinematográfica. No entanto, tudo se torna complicado quando a sua relação com um jovem de 11 anos se torna conhecida e os rumores maliciosos sobre uma suposta pedofilia atormentam a sua vida pessoal e profissional. O filme passa-se 20 anos após a morte do actor (John F. Donovan), numa espécie de memória do jovem de 11 anos.
Esta nova produção de Xavier Dolan é uma sátira sobre o show business e vai explorar as dificuldades da fama e o impacto da manipulação dos meios de comunicação social. “Estou interessado em ver como as escolhas da carreira profissional podem afectar a nossa vida privada, como informações podem ser distorcidas e como a cultura de celebridades acfeta os filmes que fazemos”, declarou Dolan.
Kit Harington (o Jon Snow de Game of Thrones) é John F. Donovan, um “homem que tenta viver os seus sonhos e a sua vida privada ao mesmo tempo, para lhe ser dito que não o pode fazer”, segundo as palavras do jovem cineasta. Dolan comparou ainda a sua própria vida com a do miúdo a quem John F. Donvan escreve as cartas: “Também é sobre um miúdo que sonha viver a vida deste homem por razões erradas, sem se aperceber o quão doloroso isso é. Eu era esse miúdo, que escrevia cartas de amor e admiração a actores. Esta história é um tributo tanto ao miúdo que era e aos ídolos da minha infância”, disse o realizador canadiano.
O filme foi filmado nas cidades de Nova Iorque, Miami, Montreal e Londres e conta com nomes como Natalie Portman, Thandie Newton, Jacob Tremblay, Bella Thorne, Sarah Gadon, Kit Harington ou Emily Hampshire.
Ainda relativamente ao elenco, ficámos a saber recentemente que o papel atribuído a Jessica Chastain foi anulado por Xavier Dolan. Foi o próprio cineasta canadiano a anunciar e a explicar os motivos da sua decisão: “Foi uma decisão extremamente difícil de tomar. Sinto, em relação à Jessica, um amor muito sincero e uma grande admiração. A decisão foi editorial e narrativa, na medida em que não tem nada a ver com a sua performance, mas tudo a ver com uma personagem e a sua compatibilidade com o enredo.”
Por fim, e depois de estrear no Festival Internacional de Cinema de Toronto, The Death and Life of John F. Donovan deverá estrear em circuito comercial. Esperemos que estreie nas salas de cinemas nacionais. Ficamos a aguardar por novidades.