Theatro Circo, em Braga, comemora 106 anos e revela programação do mês de Abril
O Theatro Circo volta a reabrir as portas no dia 19 de abril, a tempo de comemorar os seus 106 anos de vida.
No dia 21 de abril, pelas 19h00, é dia de celebração dos 106 anos do Theatro, com o espetáculo “Textures & Lines”, resultado de uma colaboração entre o Drumming – Grupo de Percussão e o duo bracarense de piano e eletrónica composto por Joana Gama e Luís Fernandes. Desde a estreia em 2014, no Theatro Circo, com “QUEST”, o duo tem vindo a afirmar a sua própria sonoridade e estética, visíveis no trabalho com cinema e em diferentes colaborações artísticas. Neste concerto, juntam-se ao Drumming GP, grupo de referência internacional na interpretação e estreia de importantes obras do repertório para percussão, mas também no seio da música eletrónica. Neste concerto – cujo álbum foi lançado em 2020 pela Holuzam – percussão, piano e eletrónica uniram-se para a criação de um projeto musical original, potenciado pelos visuais de Pedro Maia, com vídeo manipulado em tempo real. Este espetáculo conta com o apoio da Antena 2.
A peça “No Alvo” de Thomas Bernhard, pela Companhia de Teatro de Braga, entra em cena nos dias 23 de abril (19h00) e dia 24 (11h00). No dia em que se assinala o 25 de Abril, nomes bem conhecidos do panorama musical nacional reúnem-se ao grupo Canto D’Aqui para um Concerto de Tributo a Zeca Afonso. Inserido no âmbito do Festival Convergências, neste concerto ouviremos as vozes de Manuel Freire, Francisco Fanhais, acompanhados ao piano por Jorge Cunha, e ainda a sonoridade e o cariz tradicional dos instrumentos e das vozes do grupo Canto D’Aqui. Espetáculo marcado para as 11h00.
No dia 29 de abril, quinta-feira, também pelas 19h00, é dia de receber a peça de teatro “Quem Fala Assim”, um projeto multidisciplinar que une os compositores José Tiago Baptista e Manuel Brásio em trabalho colaborativo, instrumentistas e artistas multimédia num espetáculo sobre o potencial sonoro e artístico da gaguez. Uma produção Interferência. Este espetáculo conta com o apoio da Antena 2.
No dia 30 de abril, às 19h00, a artista Cláudia Pascoal, conhecida por representar Portugal no Festival da Eurovisão em 2018, ao lado de Isaura, apresenta o seu disco de estreia “!”, trabalho que conta com a participação de músicos como Samuel Úria, Tiago Bettencourt, Joana Espadinha, entre outros. Este espetáculo conta com o apoio da Antena 1.
É logo no dia 19 de abril, segunda-feira, que o melhor do cinema independente se apresenta no pequeno auditório, com “Sibéria”, do realizador Abel Ferrara, e com o ator William Dafoe. Sessão às 19h00. No dia 26 há cinema com o filme “Undine” de Christian Petzold.
A bilheteira abrirá amanhã, dia 6 de abril. Os horários até dia 16 de abril: 2ª a 6ª das 13h30 às 18h30; após dia 19 de abril: 2ª a 6ª das 10h às 19h, em dia de espetáculos, a bilheteira fecha 30 min após o início. Sábados, domingos e feriados, em caso de espetáculo, abre 1 hora antes e encerra 30 minutos após o início.