“This Much I Know to Be True”. Documentário sobre Nick Cave e Warren Ellis estreia em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga
“This Much I Know to Be True” é um trabalho complementar ao filme de Andrew Dominik, de 2016, “One More Time with Feeling”. Este novo filme estreia nos cinemas portugueses em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, a 11 de Maio, pelas mãos da Medeia Filmes e da Leopardo Filmes.
Filmado em Londres e Brighton, o novo documentário de Andrew Dominik, “This Much I Know to Be True”, “capta a extraordinária relação criativa entre Nick Cave e Warren Ellis (músico e compositor) enquanto dão vida às canções dos seus dois últimos álbuns de estúdio, “Ghosteen” (Nick Cave & the Bad Seeds) e “Carnage”(Nick Cave e Warren Ellis)“, pode ler-se num comunicado enviado para a nossa redacção.
Neste documentário poderá ver-se as primeiras interpretações destes álbuns, filmadas na Primavera de 2021, antes da sua tour pelo Reino Unido, “vemo-los acompanhados por cantores e um quarteto de cordas, à medida que criam cada canção e lhe dão existência. O filme conta com a participação especial de Marianne Faithfull, amiga e colaboradora de longa data.“, lê-se ainda no mesmo comunicado.
“This Much I Know to Be True” é filmado a cores e tem fotografia de Robbie Ryan, o mesmo que trabalhou em “American Honey” (2016), realizado por Andrea Arnold, “The Favourite” (2018), realizado por Yorgos Lanthimos, ou “Marriage Story” (2019), realizado por Noah Baumbach.
O realizador Andrew Dominik, o mesmo que realizou “Chopper” (2000) ou “Killing Them Softly” (2012), abordará neste novo filme o processo de escrita de Nick Cave, para o seu site The Red Hand Files, assim como a escolha de cartas a que responde e quais as suas preocupações actuais, tanto na vida como na música. Em “This Much I Know To Be True” ainda se passará pelo atelier do músico australiano, “onde cria uma série de esculturas que retratam a vida do Diabo — um retrato da vida de todos nós à medida que passamos da inocência à experiência, nos sintonizamos com o mundo e com a sua perda e, eventualmente, enfrentamos a nossa própria mortalidade“, pode ler-se no mesmo texto. O documentário retratará ainda a profunda amizade e relação pessoal entre Nick Cave e Warren Ellis, que já se vislumbrava no documentário “20,000 Days on Earth” (2014), realizado por Iain Forsyth e Jane Pollard.
Datas e locais de estreia nos cinemas portugueses:
Cinema Medeia Nimas, Lisboa
11 de Maio – 21h30
12 de Maio – 21h30
13 de Maio – 22h
14 de Maio – 22h
15 de Maio – 19h
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
11 de Maio – 21h30
Teatro Rivoli, Porto
11 de Maio – 19h, 21h45
Theatro Circo, Braga
15 de Maio – 21h30