“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, nomeado para Prémios da Academia Europeia de Cinema
“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, o mais recente filme de Regina Pessoa, é um dos cinco nomeados para Melhor Curta-Metragem Europeia da 33ª edição dos Prémios da Academia Europeia de Cinema (EFA). Os resultados foram hoje anunciados em directo no Festival de Cinema Europeu de Sevilha.
Promovido e distribuído pela Agência da Curta Metragem, com co-produção entre a portuguesa Ciclope Filmes, a canadiana ONF/NFB e a francesa Les Armateurs, que contou ainda com uma importante participação na produção de Phil Davies, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” tem sido galardoado mundialmente desde a sua estreia, como em Annecy (França) – o mais importante festival de animação do mundo – onde foi premiado duplamente, no Animamundi (Brasil), ou em Chicago (EUA), entre muitos outros. O filme de animação de 13 minutos venceu, ainda, o galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação na 47º edição dos Annie Awards, evento que celebra a excelência no campo da animação, cujos prémios são atribuídos anualmente pela divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (ASIFA). Foi a primeira vez que uma obra portuguesa recebeu um prémio da associação de animação americana. O filme esteve ainda na restrita lista de 10 filmes, na fase anterior à nomeação dos 5 finalistas para a melhor curta-metragem de animação para os Óscares.
“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é um comovente tributo a um poeta do quotidiano e um testemunho do amor da realizadora pelo seu tio excêntrico, pessoa que se tornou uma inspiração artística e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento como cineasta. O filme de 13 minutos é uma mistura elaborada de técnicas de animação, combinando stop-motion com a técnica de gravura animada digital.
Os candidatos ao EFA na categoria de curta-metragem são selecionados em parceria com 24 festivais de cinema europeus, sendo o Curtas Vila do Conde o evento português da rede. Em cada um dos festivais, o júri elege a melhor curta-metragem europeia em competição, tendo “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” sido escolhido no Riga International Film Festival, na Letónia. Esta nomeação marca a primeira viagem aos Prémios da Academia Europeia de Cinema para Regina Pessoa, reconhecida realizadora de “A Noite” (1999), “História Trágica Com Final Feliz” (2005), e “Kali, O Pequeno Vampiro” (2012).
Os vencedores serão revelados durante a cerimónia virtual dos EFA às 19 horas do dia 10 Dezembro, depois da votação dos 3800 membros da academia.