Três produtoras portuguesas de cinema lançam videoclube online para apoiar a União Audiovisual
A União Audiovisual nasceu da crise. Nasceu do facto de pessoas ligadas ao meio do audiovisual se precisarem de juntar, de unir e de se socorrer uns aos outros. Por trás do mundo dos espectáculos não existem só os artistas. Existem os técnicos de som, de luz, roadies, quem monta o palco e mais um sem número de anónimos que se vestem de preto, que passam despercebidos, mas que são essenciais para que esses espectáculos aconteçam e os artistas possam subir a palco e nos provocar euforia. Todos esses passam hoje dificuldades, conforme nos revelou Liliana Bandeira, da União Audiovisual, em Novembro de 2020 em entrevista: “Há pessoas que estão a viver unicamente dos nossos cabazes”.
“Filmes para a união” é uma iniciativa de aluguer de longas e curtas-metragens no Vimeo On Demand cujas receitas revertem na íntegra para a União Audiovisual. Cada aluguer é uma contribuição para a compra de bens alimentares e de primeira necessidade pela União Audiovisual para ajudar a colmatar as dificuldades que muitos profissionais, técnicos e artistas das áreas da cultura, dos espetáculos e dos eventos estão a enfrentar devido à pandemia. O catálogo de filmes e curtas-metragens centralizados na página “Filmes para a União” pertence a três produtoras Portuguesas que se uniram para contribuir para esta iniciativa. Estas produtoras são a O Som e a Fúria , a Terratreme e a Uma Pedra no Sapato.
Cada semana, serão postos online novos filmes que ficarão disponíveis desse momento em diante. Os filmes da produtora Terratreme serão disponibilizados às Segundas-feiras, os da produtora Uma Pedra no Sapato às Quartas e os da O Som e a Fúria às Quintas-feiras. Os territórios de disponibilidade dos filmes são diversos, não estando sempre limitados em exclusivo a Portugal, e a maior parte será legendada em Português e Inglês.
A programação deste videoclube permitirá ver títulos como:
- Lisboa-Província [2010] de Susana Nobre, Incêndio [2011] de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman, Linha Vermelha [2011] de José Filipe Costa, A Cidade e o Sol [2012] de Leonor Noivo, As Cidades e as Trocas [2014] de Luisa Homem e Pedro Pinho, Revolução Industrial [2014] de Tiago Hespanha e Frederico Lobo, Ama-san [2016] de Cláudia Varejão, A Fábrica de Nada [2017] de Pedro Pinho da Terratreme
- Balada de Um Batráquio [2016] de Leonor Teles, Dia de Festa [2019] de Sofia Bost, Orquestra Geração [2011] de Filipa Reis e João Miller Guerra, Um Fim do Mundo [2013] de Pedro Pinho, Terra Franca [2018] de Leonor Teles da Uma Pedra no Sapato.
- Tabu [2012] de Miguel Gomes, 9 Dedos [2017] de F. J. Ossang, Cartas da Guerra [2016] de Ivo M. Ferreira Technoboss [2019] de João Nicolau, Ruínas [2009] de Manuel Mozos, Mariphasa [2018] de Sandro Aguilar, Zama [2017] de Lucrecia Martel, Eldorado XXI [2016] de Salomé Lamas da O Som e a Fúria.
Para alugar um filme ou uma curta, só tem de seguir os seguintes passos:
- Seguir o link do filme no Vimeo on Demand disponibilizado no próprio dia no blogue “Filmes para a União”, nos canais de comunicação da respectiva produtora ou da União Audiovisual;
- Criar uma conta no Vimeo;
- Na página de aluguer do filme desejado, clicar no botão azul que diz “Alugar”;
- Para alugar o filme existem as seguintes opções de pagamento:
- Paypal
- Cartão de Crédito
- Preencher os dados de pagamento e efectuar o pagamento;
- Ir ao menu “Compras” e selecionar o filme;
- O filme pode ser visto durante um período de 48H;
- As legendas estão disponíveis no botão que diz “CC” no canto inferior direito do ecrã;
- Desfrutar!