União Europeia lança “Erasmus para artistas”. Candidaturas já estão abertas
O programa destina-se a artistas que trabalhem em teatro, dança ou circo, ou seja, artes do espectáculo. Ou a artistas que trabalhem em fotografia, vídeo, escultura ou pintura, ou seja, artes visuais.
O i-Portunus, que foi lançado esta semana pela Comissão Europeia, é um projecto piloto que possibilita que artistas de diferentes Estados Membros da União Europeia (requisito obrigatório) possam trabalhar entre 15 e 85 dias noutro país.
“É muito importante permitir a mobilidade dos artistas para além das fronteiras nacionais. Dá um impulso tanto aos seus sectores como à economia da UE e ajuda-os a contribuir e a beneficiar da diversidade dos ecossistemas culturais da União Europeia“, disse Tibor Navracsisc, comissário europeu responsável pela Educação e Cultura, à agência EFE.
A primeira vaga de candidaturas, que deverá ser feita através do site oficial (clica aqui), será financiada com um milhão de euros de fundos comunitários e 500 artistas poderão “estabelecer novas colaborações e criar novas obras“. No entanto, o objectivo é alargar a iniciativa, e a partir do próximo ano, o pacote financeiro para o projecto deverá rondar o um milhão e meio de euros. Depois, em 2021, espera-se que a plataforma seja permanente.
As candidaturas podem ser entregues até dia 15 de Maio.