Universidade de Coimbra cria mestrado de dois anos sobre “Cidades e Comunidades Sustentáveis”
No próximo ano letivo, a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Poitiers (França) e a Universidade de Turku (Finlândia) vão ministrar, em conjunto, um novo mestrado em “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.
Criado no âmbito da Aliança EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, este é um mestrado de dois anos, lecionado em inglês, que visa formar futuros profissionais nacionais e internacionais com diversas formações de base, nos domínios do ambiente, energia, planeamento urbano e recursos naturais.
“Os planos e metas políticas da União Europeia na área do Desenvolvimento Sustentável, juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, implicarão a necessidade de um grande número de especialistas nas áreas de sustentabilidade“, fundamenta Manuel Gameiro da Silva, coordenador do novo mestrado.
Para o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), este grau “irá garantir aos alunos o desenvolvimento de competências instrumentais em análise e síntese, resolução e planeamento, permitindo que iniciem a sua carreira com conhecimentos avançados no campo da sustentabilidade em cidades e comunidades. O Campus EC2U oferece aos alunos a oportunidade de estudar no exterior, desenvolver experiências multiculturais e expandir sua rede profissional“.
Ao longo do percurso académico, os alunos terão a oportunidade de estudar em até 4 das 7 universidades EC2U. As candidaturas ao novo mestrado estão abertas até 15 de julho por aqui.