Projeto alerta para “as avarias na fábrica de energia” do corpo humano

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Março, 2022
Projeto alerta para “as avarias na fábrica de energia” do corpo humano
Da esquerda para a direita da foto: Sara Martins, Márcia Teixeira, Manuela Grazina, Marta Simões e Maria João Santos / DR
PUB

Este projeto é desenvolvido com financiamento do Fundo de Relações Bilaterais (EEA Grants).

Alertar para a problemática das doenças causadas pela falha de produção de energia no corpo humano é o objetivo do “Mit.OnOff”, um projeto de comunicação de ciência do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Assente numa parceria bilateral entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Bergen (Noruega), este projeto visa criar um livro ilustrado, em português, inglês e norueguês, como ferramenta de literacia, de modo a sensibilizar a população para as doenças raras, em particular as que afetam as “centrais energéticas” das células humanas — as mitocôndrias. Estas doenças raras designam-se citopatias mitocondriais e são, por norma, desafiantes de diagnosticar e tratar. Um exemplo é a neuropatia ótica hereditária de Leber — LHON, uma forma de cegueira que afeta sobretudo jovens adultos e que, apesar de ser rara, é hereditária e tem um tratamento muito limitado, sendo considerada ainda incurável.

Assim, o “Mit.OnOff” centra-se “na sensibilização da população, de Portugal e da Noruega, para este tema, permitindo a amplificação da literacia em ciência e saúde“, explica Manuela Grazina, líder de grupo do CNC e coordenadora do projeto. 

Espera-se ainda que a produção deste livro ofereça aos doentes um sentido de inclusão, dando-lhes visibilidade e influenciando a toma de decisões relativas à doença“, acrescenta a também docente da Faculdade de Medicina da UC. 

Este é um projeto que beneficia não só a população em geral, mas também a comunidade científica: “trata-se da construção de uma ferramenta que nos permite levar informação científica às pessoas e aproximá-las da ciência. Acreditamos que poderá ainda revelar-se um meio educativo em escolas, associações de doentes, instituições de prestação de cuidados de saúde e afins“, conclui.

O desenvolvimento do livro arrancou no final do mês de fevereiro, com uma equipa multidisciplinar de investigadores, comunicadores de ciência e uma ilustradora. Durante um ano serão desenvolvidos materiais de divulgação para promover a sensibilização para as citopatias mitocondriais. O lançamento do livro está previsto para fevereiro de 2023, mês em que se celebra o Dia Mundial das Doenças Raras.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados