Vanessa Teodoro inaugura exposição na Livraria Barata/Lugar de Cultura, novo espaço de cultura da Câmara Municipal de Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Março, 2022
Vanessa Teodoro inaugura exposição na Livraria Barata/Lugar de Cultura, novo espaço de cultura da Câmara Municipal de Lisboa
DR
PUB

Vanessa Teodoro é a artista convidada para abrir a programação de março-abril da Livraria Barata/Lugar de Cultura, o novo espaço de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, na Avenida de Roma. 

A exposição The steady hands of a busy mind/As mãos meticulosas de uma mente irrequieta, da reconhecida artista visual Vanessa Teodoro, inaugura no próximo sábado, dia 5 de março, às 16h. A entrada é livre. 

Esta é uma exposição que se inspira no traço manuscrito. Frases relevantes, padrões com movimento que espelham uma mente inquieta. Na dicotomia entre o preto e o branco, entre a luz e a sombra, a exposição de Vanessa Teodoro desafia a mente do espetador, através de composições monocromáticas que se inscrevem no espaço físico e simbólico desta galeria, ela própria integrada num mundo de histórias e palavras que habitam nesta icónica livraria.
Através das suas mãos meticulosas, Vanessa Teodoro mostra-nos como consegue dar sentido aos seus pensamentos irrequietos. Algo que muitos de nós reconhecemos tão bem, especialmente nos caóticos dias que todos vivemos atualmente. 

Busy Feet/Pés irrequietos é o nome da performance que acompanha a exposição, concebida também por Vanessa Teodoro, e coreografada pela bailarina Paula Cirino. Através dosapateado, fala-se sobre a vida, a vida de uma mente irrequieta. Os pés representam aqui a voz interior, umas vezes mais acelerada, outras nem tanto, em constante “tuc tuc tac”. Aqui, convidamos os presentes a refletir sobre as suas próprias vozes, por vezes camufladas no caos, mas sempre presentes, se as quisermos escutar.  

Será ainda realizada uma visita guiada à exposição e uma oficina com a artista. 

Vanessa Teodoro é uma artista visual sul-africana e portuguesa, residente em Lisboa. A sua formação académica e profissional, em design gráfico e publicidade, tem um papel preponderante na sua linguagem artística e identidade visual, reconhecível em todos os projetos da sua autoria, sejam obras de arte, exposições, intervenções urbanas ou performances. O seu estilo é uma batalha complexa entre padrões gráficos, elementos figurativos e cores fortes contrastantes, tudo com um toque de caos e humor.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados