Vem aí o 1º Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português
Aviso à navegação: todos os storytellers, escritores e argumentistas lusófonos!
Nunca se consumiu tanto conteúdo audiovisual como nos tempos que correm. As séries televisivas estão hoje num patamar igual, ou superior, ao alcançado pela 7ª arte e seus derivados. Se adicionarmos a isto o avultado número de prémios concedidos ao cinema português nos tempos recentes, é fácil identificarmos um padrão de reconhecimento da qualidade do que, por cá, se vai realizando; literalmente.
Só no presente ano, que segue a pouco mais de metade, são estes alguns dos palmarés já conquistados pelo cinema português:
- Nuno Lopes, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Prémio Especial de Melhor Ator
- “A Fabrica do Nada” de Pedro Pinho, Festival de Cinema de Cannes – Quinzena dos Realizadores, Prémio FIPRESCI da Crítica Internacional
- “Cidade Pequena” de Diogo Costa Amarante, Festival de Cinema de Berlim, Urso de Ouro/Curta-Metragem
- “Estilhaços” de José Miguel Ribeiro, Festival de Cinema de Animação de Bruxelas, Melhor Curta-Metragem
A partir desta premissa, e convocando quem faz dos ecrãs o seu modo de vida, a Academia Portuguesa de Cinema deitou mãos à obra e reuniu esforços para dar vida ao “A Quatro Mãos” que é – nem mais, nem menos – o 1º Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português.
Desde palestras ministradas por Rui Vilhena, Paulo Morelli ou Adriana Falcão, até sessões de Q&As e debates, passando por workshops e masterclasses dirigidas por Valentín Fernández ou James Bonnet, estão reunidas as condições para fazer deste um acontecimento de elevada magnitude no panorama cinematográfico nacional.
O evento realizar-se-á entre os dias 12 e 15 de Outubro, em locais variados da cidade de Cascais, podendo os ingressos ser comprados ao preço inicial de 400€, sendo que o valor aumenta progressivamente a partir de 31 de Agosto. Escolas e demais estudantes poderão adquirir os mesmos ingressos ao preço reduzido de 250€.