Vem aí o primeiro documentário sobre Notorious B.I.G. com autorização da família do rapper e estreia na Netflix
Depois de “Unsolved”, série que tem como figuras de destaque Notorious B.I.G. e 2Pac, a Netflix criou agora um novo documentário, “Biggie: I Got a Story to Tell”, dedicado exclusivamente a “Biggie” e será o primeiro com a autorização da família do artista. O filme é realizado por Emmett Malloy e demorou quatros anos a ser concluído.
Tupac Shakur e Notorious B.I.G. foram dois dos mais conceituados rappers dos anos 80 e 90. Numa fase em que a denúncia das injustiças sociais e raciais se dava a partir dos bairros e dos guetos, o rap surgiu como uma forma de expressão artística que ganhou forte proeminência na divulgação desses factos. Porém, a relação entre os dois era tensa e, muitas vezes, acompanhada por polémica e com acusações mais ou menos diretas. Este conflito advinha da rivalidade que a costa oeste do país norte-americano (West Coast) sentia pela este (East Coast). A primeira era encabeçada por Tupac e pelo grupo N.W.A., que incluía Ice Cube, Dr. Dree Eazy E; já a este era liderada por Notorious e pelos Wu-Tang Clan. Tudo isto no decurso de uma década, durante a qual nem todos pontificaram de forma simultânea (N.W.A. antes de Tupac; Wu-Tang durante e depois da afirmação de B.I.G.), mas que fomentaram a tensão geográfica.
“A piada mais comum sobre documentários é quanto tempo é que demoram para ser feitos. Este filme fez jus a todos esses estereótipos, levou quatro anos para ser desenvolvido e finalizado.“, afirmou Emmett Malloy, realizador do filme, à Rolling Stone, e que acrescentou ainda que “Ao longo desses anos, estivemos imersos em Brooklyn dos anos 1970 até 1990. É fácil ver o quanto Brooklyn mudou desde que Christopher Wallace era criança, mas também está claro que muitas coisas sobre ser um jovem negro neste país não mudaram.“, disse o cineasta.
“Biggie: I Got a Story to Tell” abordará as origens do rapper Notorious B.I.G. e contará com várias entrevistas a figuras próximas de “Biggie”, como a sua mãe, “Diddy” ou Faith Evans, cantora de R&B, actriz, modelo e viúva de The Notorious B.I.G. Este novo filme estreia a 1 de Março na Netflix.