Vivarium: o novo festival do Maus Hábitos que questiona a relação entre o Homem e a cibernética
O mais novo festival de new media português já tem data e nome: chamar-se-á Vivarium Festival, e acontece no Maus Hábitos, no Porto, a 24 e 25 de Março. Tendo por base os cruzamentos entre o homem e a tecnologia, o evento vai pensar o lugar do corpo e a da intimidade num tempo em que o digital, a tecnologia e as inteligências artificiais parecem contaminar a experiência humana. Workshops, performance, concertos, livros e dança compõem um alinhamento que provoca encontros inusitados entre a cultura humanista e a cultura cibernética, questionando as nossas maneiras de fazer e usufruir das artes num mundo digital.
Em destaque, a estreia nacional de Marco Donnarumma, nome essencial da media arte contemporânea, que se tem distinguido pela capacidade de usar a tecnologia emergente na construção de obras que são, ao mesmo tempo, íntimas e poderosas, oníricas e intransigentes, sensuais e conflituosas. No Porto, mostrará Corpus Nil, um ritual de nascimento para um corpo modificado, com a qual ganhou o prémio internacional Ars Electrónica Center. Ainda no campo performativo, espaço para a performance inédita de Jonathan Schatz (bailarino e coreógrafo) e Nicolat Canot (músico), In Vitro, a ser desenvolvida numa breve residência artística a ter lugar no Maus Hábitos. No plano nacional, Pedro Oliveira, baterista de peixe : avião apresenta Krake, o seu projeto experimental profundo e cheio de humor, já Ícaro Pintor e Joaquim Pavão apresentam Ifsting Split, uma performance multidisciplinar para ver em família no domingo.
Na área das artes visuais, estarão expostos ainda trabalhos de Silvestre Pestana, Miguel Palma, Diogo Tudela e Nerea Castro. Na área da literatura, Gonçalo M. Tavares orientará um workshop baseado no livro Atlas do Corpo e da Imaginação, sendo ainda um dos convidados da conversa Questões Éticas e Estéticas Abertas pela Revolução Digital, que contará também com António Cerveira Pinto, diretor artístico do The New Art Fest, e moderação de Marta Bernardes. A noite de sábado culminará numa festa clubbing. Espaço ainda para discutir o Techno-fascismo e Estruturas Expostas, pelas vozes de Diogo Tudela e Ana Carvalho.
Os bilhetes para a noite de sábado do festival (Marco Donnarumma + Clubbing) estarão à venda, por 8 euros, na pré-venda (limitado a 80 bilhetes), e, após, por 10 euros. As inscrições para o workshop do Gonçalo M. Tavares serão feitas à parte (através deste email), com o limite de 30 lugares, e custarão 30 euros. Será ainda possível comprar bilhete para a componente clubbing do evento, com nomes a anunciar em breve. As restantes actividades do festival são de entrada livre.