10 filmes para ver no IndieLisboa

por Bruno Victorino,    19 Abril, 2022
10 filmes para ver no IndieLisboa
“O Trio em Mi Bemol”, de Rita Azevedo Gomes
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A 19.ª edição do festival internacional de cinema IndieLisboa decorrerá de 28 de abril a 8 de maio de 2022. Dos cerca de 250 filmes selecionados nas várias secções, foram destacadas 10 obras, inseridas numa programação diversificada, onde importa também sublinhar a qualidade da Competição Nacional. Esta seleção ficou restrita a escolhas de filmes recentes, estreados pela primeira vez em Portugal. Fora deste critério sublinha-se a presença de obras de nomes como Barbara Hammer, Peter Tscherkassky, Maya Deren, Chantal Akerman, Dziga Vertov ou Ermanno Olmi, sendo também uma oportunidade única poder vê-las no grande ecrã.

“Mato seco em chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta

Inserido na Competição Internacional do IndieLisboa, o novo filme do cineasta brasileiro Adirley Queirós e da realizadora portuguesa Joana Pimenta funde vários géneros cinematográficos para retratar a realidade social do Brasil. Passado na periferia de Brasília, o filme segue um gang feminino que negoceia petróleo com “motoboys” da área.

Exibido no Cinema São Jorge, às 21:30 do dia 03/05/2022 e no Cinema Ideal, às 22:00 do dia 07/05/2022.

“Mato Seco em Chamas”, filme de Joana Pimenta e Adirley Queirós

“El Sembrador de Estrellas”, de Lois Patiño

Lois Patiño tem sido uma presença habitual nos festivais de cinema nacionais. Depois da passagem de “Lúa Vermella” (2020), também pelo IndieLisboa, o cineasta espanhol apresenta a sua mais recente curta-metragem inserida na secção Silvestre, que tem enfoque em novas linguagens cinematográficas, num misto de autores consagrados e talentos emergentes. Patiño filma a noite em Tóquio como se fosse algo saído de um sonho, sob os signos da solidão e do futurismo.

Exibido no Cinema São Jorge, às 19:15 do dia 02/05/2022.

“Coma”, de Bertrand Bonello 

O cineasta francês, famoso pela sua veia provocadora, regressa aos ecrãs nacionais depois da estreia de “Zombie Child” em 2019, integrando a secção Fora de Competição. “Coma” surge vincadamente do contexto pandémico, sendo uma ode ao que é estar fechado em casa. Bonello dedica o filme à sua filha, explorando a forma como os ecrãs medeiam a nossa ligação  ao mundo.

Exibido no Cinema Ideal, às 18:00 do dia 28/04/2022 e no Cinema São Jorge, às 16:45 do dia 30/04/2022. 

“O Trio em Mi Bemol”, de Rita Azevedo Gomes

“O Trio em Mi Bemol”, de Rita Azevedo Gomes

Naquela que é uma das seleções mais fortes da Competição Nacional das últimas edições do IndieLisboa, teremos a oportunidade de assistir à mais recente obra de Rita Azevedo Gomes, estreada no festival de Berlim. O filme é a adaptação ao cinema de uma peça de Éric Rohmer, uma espécie de comédia romântica sobre o casamento, protagonizada por Rita Durão e Pierre Léon.

Exibido no Cinema São Jorge, às 21:30 do dia 05/05/2022 e na Culturgest, às 18:15 do dia 07/05/2022.  

“Atrás dessas Paredes”, de Manuel Mozos

Também na Competição Nacional é possível encontrar outro nome incontornável do cinema português. Depois de “Sophia, na Primeira Pessoa”, sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Mozos regressa com um documentário sobre os espaços que capturam as narrativas dos marginalizados. 

Exibido na Culturgest, às 19:00 do dia 29/04/2022 e às 19:15 do dia 01/05/2022. 

“Coffin Homes”, de Fruit Chan

“Périphérique Nord”, de Paulo Carneiro

Paulo Carneiro é um realizador emergente no panorama cinematográfico nacional. Depois de “Bostofrio”(2018), o novo documentário do cineasta português integra também a Competição Nacional. “Périphérique Nord” é uma exploração da emigração portuguesa e da materialização da mesma, onde o carro é o ponto de partida e de encontro para uma discussão sobre simbolismo, identidade e comunidade.

Exibido no Cinema São Jorge, às 21:30 do dia 04/05/2022 e às 19:00 do dia 07/05/2022. 

“Glass Life”, de Sara Cwynar

A mais recente curta metragem da realizadora experimental canadiana surge selecionada na secção Fora de Competição. “Glass Life” é uma viagem pelo arquivo de imagens da cineasta que se torna um comentário sobre o seu consumo e a nossa cultura visual, num corropio de obras de arte, fotografias de comida e emojis.

Exibido no Cinema São Jorge, às 19:15 do dia 30/04/2022.

“The Souvenir: Part II”, de Joanna Hogg

Também na secção Fora de Competição surge a segunda parte de “The Souvenir” (2019), longa-metragem aclamada pela crítica internacional. “The Souvenir: Part II” é a continuação do retrato da realizadora enquanto jovem, construído a partir de pinceladas autobiográficas e metatextuais. A protagonista redireciona o desgosto provocado por um episódio trágico para a sua arte através da realização de um filme de final de escola.

Exibido na Culturgest, às 21:45 do dia 05/05/2022. 

“The Souvenir: Part II”, de Joanna Hogg

“Rewind and Play”, de Alain Gomis

Inserido na secção IndieMusic surge o mais recente documentário do cineasta franco-senegalês, sobre o pianista e compositor Thelonious Monk. “Rewind and Play” é um mergulho nos arquivos de imagens do compositor, especificamente na sua visita a Paris em 1969. Partindo de uma entrevista à televisão francesa, o filme resulta num retrato mosaico do mestre do Jazz.

Exibido no Cinema Ideal, às 22:00 do dia 29/04/2022 e na Culturgest, às 19:00 do dia 08/05/2022.

“Coffin Homes”, de Fruit Chan

Na secção Boca do Inferno — dedicada a obras que rasgam livremente fronteiras de registo e de temas, sem tabus, onde são programados filmes desconcertantes, com temas fracturantes — destaca-se a presença do cineasta de Hong Kong, Fruit Chan. “Coffin Homes” é uma sátira aos problemas de habitação de Hong Kong, aos preços altos e às condições em que coloca quem não tem meios. 

Exibido no Cinema Ideal, às 18:00 do dia 29/04/2022.

A programação completa pode também ser consultada no site do IndieLisboa.

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