80% dos jovens portugueses diz ‘sentir-se mal’ quando não estão ligados à Internet
Esta percentagem só é superada pelos jovens franceses e suecos, isto num universo de 31 países e segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).
O mesmo estudo revela que 8 em cada 10 adolescentes em Portugal diz “sentir-se mal” quando não estão ligados à internet: “Entre os países da OCDE tem havido um aumento do tempo que os estudantes passam online depois de um dia típico de aulas”. O relatório revela ainda que o nosso país tem um “elevado número de jovens de 15 anos que reportam sentir-se mal se não estiverem ligados à Internet”.
Por outro lado, e relativamente aos 31 países que fizeram parte do estudo, apenas 40% dos jovens da Alemanha, da Estónia e da Eslováquia diz “sentir-se mal” quando não estão ligados à Internet. Ou seja, metade da percentagem dos jovens Portugueses.
O documento mostra ainda que os jovens passam cada vez mais tempo ligados à internet, quando se compara com dados de 2012 e 2015. Por essa altura os jovens portugueses ocupavam cerca de 100 minutos por dia na internet, actualmente passam cerca de 140 minutos. Mesmo assim, e num universo de 31 países, Portugal ocupa o 9.º lugar e está abaixo da média da OCDE.