Querem proteger o escaravelho vaca-loura e precisam da tua ajuda
O VACALOURA.pt lançou uma campanha de crowdfunding e são precisos 7500 euros para continuarem a conservar e a estudar este escaravelho.
A vaca-loura é uma espécie emblemática com um elevado valor iconográfico que, devido à sua morfologia e dimensão singulares, se torna facilmente identificável. É uma espécie que reside no imaginário português, facto refletido na diversidade de nomes pelo qual é conhecida no nosso país e por estar associada a numerosas tradições populares. A espécie está associada a habitats florestais, principalmente florestas com presença de árvores de porte elevado de folha caduca. É uma espécie protegida a nível europeu e está classificada como “Quase ameaçada” (NT) pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A conjugação do seu valor cultural com a sua proteção, aliada à sua dependência de florestas nativas, em Portugal, permite que esta espécie seja considerada um símbolo da proteção das florestas nacionais e dos organismos que, como ela, decompõem madeira morta durante a sua vida, e que são essenciais para promover a sustentabilidade das nossas florestas.
Em Portugal existe muito pouca informação sobre a vaca-loura, e uma evidência disso é que o seu estado de conservação foi categorizado como “Desconhecido” pelo ICNF.
Sobre o projecto VACALOURA.pt e a campanha de crowdfunding:
VACALOURA.pt é um projeto 100% voluntário que pretende envolver os cidadãos na conservação da vaca-loura (Lucanus cervus) e das restantes espécies de escaravelhos da família Lucanidae (Lucanus barbarossa, Dorcus parallelipipedus e Platycerus spinifer) em Portugal, através da compilação de dados sobre a distribuição e estado das populações e também de educação ambiental. Nasceu de uma parceria entre a Associação Bioliving, aUnidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), fruto de um interesse partilhado e da combinação de diferentes valências e áreas de atuação de cada entidade para a conservação destas espécies.
Em apenas dois anos, o projecto de ciência cidadã 100% voluntário conseguiu compilar, com a ajuda de centenas de cidadãos, informação que permitiu duplicar a área de distribuição conhecida da espécie por terras lusitanas. Além disso tem também promovido diversas acções directas de educação ambiental pela forma de palestras e passeios interpretativos que têm permitido não só divulgar a importância destas espécies mas também promover a conservação da floresta nativa em Portugal.
Todos os dados compilados nestes últimos dois anos têm levantado diversas questões que são impossíveis de responder sem uma ajuda extra, pelo que o projecto necessita de apoio financeiro para poder evoluir de forma sustentável. Para isso foi lançada no passado dia 27 de Outubro uma campanha de crowdfunding através da plataforma PPL que tem como objectivo a angariação de 7500€ que serão utilizados para melhorar as plataformas existentes e reforçar a componente educativa do projeto, mas também para efetuar estudos genéticos das populações nacionais e ainda avaliar o que acontecerá a esta espécie no futuro, atendendo às previstas alterações globais a nível de clima e uso do solo. Esta ajuda é fundamental para assegurar a evolução deste projecto e a continuação dos esforços para a conservação da vaca-loura e espécies semelhantes em Portugal.