Município de S. João da Madeira sorteia 100 livros para promover o desenvolvimento sustentável

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Novembro, 2022
Município de S. João da Madeira sorteia 100 livros para promover o desenvolvimento sustentável
Fotografia de Carlos Roso / Unsplash
PUB

Ministro do Ambiente estará presente na sessão de entrega das obras selecionadas, que decorre nesta quinta-feira, 3 de novembro, às 18h30, nos Paços da Cultura.

“100 Livros, 100 Despertares” é o título da iniciativa que decorre nesta quinta-feira, 3 de novembro, às 18h30, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira e que consiste na oferta de uma centena de exemplares de obras literárias a outros tantos munícipes. Para o efeito, foi realizado um sorteio entre os cidadãos recenseados no concelho e — para abranger também crianças e jovens com menos de 18 anos — entre os leitores ativos inscritos na Biblioteca Municipal.

Essa sessão conta com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, dado que. em grande medida, os livros a oferecer estão relacionados com a área que tutela, visando despertar o interesse e empenho dos leitores num desenvolvimento cada vez mais sustentável, além de constituir mais um incentivo à leitura e à aproximação dos cidadãos ao conhecimento.

“100 Livros, 100 Despertares” resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Junta de Freguesia de S. João da Madeira, que definiram que as publicações a oferecer abordem temáticas preconizadas na Agenda 2030 das Nações Unidas, onde se definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para até ao final da presente década.

“Plasticus Maritimus – Uma Espécie Invasora” / Fotografia de Mariana Vasconcelos

Livros por um mundo melhor

Entre as obras selecionadas, muitas das quais têm por base o Plano Nacional de Leitura, contam-se, para o público infanto-juvenil, “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” (ler crítica), de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins; “Os guardiões do planeta”, de Nuno Matos Valente, “O sonho da reciclagem”, de Rita Ferreira, “A nossa casa está a arder: a nossa luta contra as alterações climáticas”, de Greta Thunberg.

Para o público adulto, o sorteio incluiu títulos como “O futuro das profissões: como a tecnologia transformará o trabalho dos especialistas humanos”, de E. Richard Susskind, “A Terra inabitável: como vai ser a vida pós-aquecimento global”, de David Wallace-Wells, “Alterações climáticas: o que sabemos, o que não sabemos”, de Judith A. Curry; “Chance to change: o Acordo de Paris e o modelo de crescimento verde”, de Ivone Rocha e Sofia Santos, “As Lições das Árvores”, de Peter Wohlleben.

As entidades promotoras da iniciativa, lançada em 2021 na comemoração dos 60 anos da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, pretendem realizar anualmente deste sorteio de livros, na expectativa de que “sejam fontes de inspiração, que constituam um apelo simbólico ao envolvimento e cooperação dos cidadãos para a construção de um mundo melhor para as atuais e futuras gerações”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados

por ,    2 Fevereiro, 2023

O segundo romance de Dulce Garcia pode ser considerado uma “fábula” do mundo contemporâneo, traçando uma profunda crítica à sociedade. […]

Ler Mais