“Hidden Life”, de Terrence Malick e “The Lighthouse”, de Robert Eggers, têm antestreia no Lisbon & Sintra Film Festival
O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival decorrerá entre 15 e 24 de Novembro, em Lisboa e Sintra e já se sabem alguns detalhes do evento. Por exemplo, dois dos filmes mais esperados do ano têm antestreia marcada no LEFFEST e fora da competição; são eles “Hidden Life”, de Terrence Malick e “The Lighthouse”, de Robert Eggers.
Era para ser chamado de “Radegund” no entanto Terrence Malick decidiu dar-lhe o nome de “A Hidden Life”. Este é assim o novo filme do cineasta que criou “Days of Heaven” (1978), “The Thin Red Line” (1998) ou “The Tree of Life” (2011).
“A Hidden Life” foi trabalhado pelo cineasta norte-americano durante mais de dois anos e é uma biografia do austríaco Franz Jägerstätter, objector de consciência durante a Segunda Guerra Mundial que foi condenado à pena de morte quando tinha 36 anos. Jägerstätter era pai de três filhos e recusou-se a combater no exército alemão sendo depois decapitado.
Em 2007, o Papa Bento XVI declarou Jägerstätter mártir e foi beatificado. Nesse mesmo ano ficámos também a saber que o actor ia assumir a personagem de Jägerstätter era o alemão August Diehlde (“Inglourious Basterds” ou “The Counterfeiters”). Para além deste, já estavam outros assegurados no elenco, tais como Valerie Pachner ou Ulrich Matthes.
Em 2017, também ficámos a saber que o estúdio que assumiria a produção do agora “A Hidden Life” seria o alemão Studio Babelsberg e que as filmagens já tinham começado no Verão desse mesmo ano. O anúncio tinha sido feito pelo Medienboard Förderzusagen pois existia um financiamento de 400 mil euros para o novo projecto do realizador norte-americano.
Já em Abril deste ano, e segundo o Indiewire o cineasta disse que “Há muita tensão quando se trabalha num argumento porque podes perder a noção de onde estás“, afirmou Malick e foi mais longe dizendo que “É muito difícil coordenar com outras pessoas que estão a trabalhar no filme. Muitos chegam de manhã e não sabem o que vamos filmar ou para onde vamos filmar. A razão pela qual fizemos isto desta forma foi para tentar obter momentos que são espontâneos e gratuitos. Como director de cinema, sentes sempre que os argumentos estão a tentar encaixar um prego quadrado num buraco redondo. E sem argumento, não há buraco redondo, só há ar. Mas estou a afastar-me desse estilo agora.”, disse o cineasta à mesma fonte.
Outro filme a estrear no Lisbon & Sintra Film Festival é “The Lighthouse”, de Robert Eggers
Com estreia no Festival de Cannes 2019 (onde venceu o prémio FIPRESCI), e aclamado pela crítica em geral, “The Lighthouse” é descrito pelo cineasta como “uma história de terror fantástica, centrada num mundo povoado por velhos mitos marinhos”. A ação decorre num farol de uma ilha da Nova Inglaterra em 1890, onde Pattinson é o faroleiro aprendiz e Willem Dafoe o seu mestre.
À revista Interview, os atores revelaram que o clima no set era tão “duro” que ambos “dificilmente falavam fora das cenas”. Na verdade, as coisas eram tão tensas que Pattinson afirmou que esteve perto, pela primeira vez, “de dar um soco a um realizador”. Este acrescenta que “Por mais que eu goste do Robert [Eggers], houve um momento em que fiz cinco caminhadas pela praia, e depois de um tempo fiquei tipo – O que é isto? Sinto-me como se estivesses apenas a borrifar uma mangueira de incêndio na minha cara”. E de fato estava: ”Estou a borrifar uma mangueira de incêndio na tua cara. Era uma espécie de tortura. Isso definitivamente cria uma energia interessante”.
Alguns convidados do festival: Wim Wenders, Willem Dafoe, Laurie Anderson, Maria João Pires, Abel Ferrara ou Wagner Moura.
(em actualização)