D. Maria II em casa: ir ao teatro sem sair do sofá
Os tempos são de contingência e nunca é demais sublinhar o objectivo: se puderes, fica em casa. Para o sector cultural, esta é uma hora incontornavelmente difícil. Mas, como em todas as crises, há que se dar largas à criatividade para se contornar os obstáculos, e tentar-se o reposicionamento e as tácticas de afirmação institucional – principalmente num contexto em que o entretenimento e a cultura, nos moldes possíveis, são um escape para milhões de pessoas confinadas ao seu lar.
O Teatro Nacional D. Maria II parece estar a reagir com celeridade e a fazer a sua parte de maneira ambiciosa. A iniciativa D. Maria II em Casa (aceder aqui) criou uma Sala Online, onde vai exibir muitas das suas produções e coproduções que subiram aos palcos do D. Maria nos últimos anos. Todas as sextas e sábados, às 21h, estreia um novo espectáculo na Sala Online, ficando depois disponível para ver e rever a qualquer altura.
A semana passada estreou Montanha-Russa. Ontem estrearam a produção infantil A Origem das Espécies, e a aclamada produção Sopro (ver a nossa crítica ao espectáculo aqui). Esta noite será a vez de Frei Luís de Sousa se juntar ao catálogo dos teatros já disponibilizados.
O teatro é assim capaz de furar esta quarentena, e fazer-se próximo de nós.