Mais de 100 documentários britânicos para ver online e celebrar o Dia da Língua Inglesa
O British Council oferece, nas suas plataformas, mais de uma centena de documentários para ver online e gratuitamente. É no arquivo da British Council Film Collection que se encontram os 112 pequenos filmes – o British Council destaca alguns e sugere as sessões de cinema para hoje, 23 de Abril, Dia da Língua Inglesa. Este dia, criado pelas Nações Unidas, pretende celebrar a língua que é falada à volta do mundo e as diferentes formas que assume nas culturas onde está presente.
Estes filmes são um retrato de uma época e de um país. “Representam um olhar fascinante sobre um período histórico transformador da sociedade pré e pós-guerra. Os filmes têm uma diversidade enorme de paisagens rurais e industriais – uma escolha deliberadamente abrangente porque, na altura, o British Council quis mostrar a ‘personalidade britânica’ em todas as suas variantes”, explica Richard Fleming, diretor para a educação e cultura do British Council. O trabalho árduo, o sacrifício e a ideia de um Estado que cuida dos seus, são temas recorrentes, sublinha. “É um olhar tudo menos objetivo da sociedade britânica da altura mas os filmes representam, sem dúvida, um recurso social rico, educativo e divertido.”
Desde 1934 que o British Council celebra a língua de diferentes formas, de iniciativas a projetos culturais, ao próprio ensino da língua. Num mundo cada vez mais globalizado e ligado – mesmo quando fisicamente distante – a língua inglesa assume uma enorme importância. Em Portugal, onde está presente desde 1938, o British Council tem hoje vários cursos e módulos de aprendizagem para crianças e adultos (neste momento todos a operar online, à distância) e uma grande variedade de atividades e jogos disponibilizados de forma gratuita nas suas plataformas.
É na British Council Film Collection que o British Council tem disponibilizados 112 documentários. Os pequenos filmes contam uma história com mais de 80 anos. Produzidos pela organização cultural e educativa, na conturbada década de 40, serviram na altura como propaganda política, mostrando um certo retrato de como os britânicos viviam, trabalhavam e se divertiam. As histórias a preto e branco pertencem à British Council Film Collection e foram preservadas com a ajuda do British Film Institute, um dos maiores arquivos de filmes do mundo.
Cada documentário tem uma duração de dez a trinta minutos e apresenta um aspecto diferente da vida e cultura britânicas: da paixão pelo críquete, às origens da língua inglesa, passando pelo papel das mulheres durante a Segunda Guerra Mundial ou mesmo outros temas mais improváveis – como a plantação de cebolas ou a construção de uma bicicleta.
Há muito por onde escolher: basta visitar a British Council Film Collection para conhecer o arquivo. O British Council deixa algumas sugestões:
Colour in Clay: Jarros, canecas, bules, pratos. Da arte de moldar o barro, passando pelo quente forno, até à recta final, de desenho e pintura das peças, este pequeno filme mostra o processo de criação da “cerâmica britânica moderna.”
Cambridge: Uma visita à icónica cidade universitária para conhecer as ruas, os estudantes e a vida académica. Estes 23 minutos mostram ruas repletas de gente, a pé e de bicicleta mas também abre uma porta às salas de aula, onde um professor garante: “Este curso não é tanto sobre o que saberão repetir no vosso exame final, mas sobre o que se recordarão daqui a 10 anos.”
Plastics: Provavelmente o material mais infame do século tem neste filme dos anos 40 especial destaque: afinal, é componente base tanto de botões, como do telefone fixo até ao rádio. Assim se mostra o processo de criação “desta nova substância que é forte, suave, de limpeza fácil e que pode ser tingida em cores fortes.”
Women in War Time: Há histórias das mulheres-piloto, de motoristas de ambulâncias e daquelas que se dedicam ao trabalho no campo para responder às necessidades em tempos de guerra. Não falta, ainda, o retrato das muitas mulheres que se tornaram enfermeiras para assistir os soldados feridos na guerra.
The Great Game: Conta-se a história da febre do futebol e de como é vivida no país, dos recreios das escolas passando pelos pequenos clubes locais até aos grandes estádios. Finalmente, o documentário apresenta imagens das finais do campeonato 1945 que ficou conhecido como Football League War Cup.