Exposição imersiva sobre Monet e Klimt em Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Novembro, 2020
Exposição imersiva sobre Monet e Klimt em Lisboa
DR

Depois do Porto, o atelier OCUBO cria extensão da Immersivus Gallery — a primeira galeria de arte imersiva em Portugal — no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, em Lisboa.

Em pleno período pandémico é, desde logo, uma empreitada de assumido arrojo aquela que o atelier OCUBO (se) está a propor. O sucesso alcançado pela exposição Impressive Monet & Brilliant Klimt, que se estreou no passado mês de agosto no Porto (e onde permanecerá até 10 de janeiro de 2021), iniciativa que até há poucos dias e em contexto adverso tinha alcançado a assinalável cifra de 11 mil visitantes na “Invicta”, vai estar também disponível ao público em Lisboa, a partir de 26 de novembro. O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras vai  converter-se no local de eleição para acolher esta mostra multimédia, que evoca a obra de dois dos grandes génios da pintura mundial. A exposição — que conta com a parceria do Museu da Água e da EPAL — é pioneira em Portugal no que toca ao universo das artes plásticas neste formato e permanecerá no local até ao dia 28 de fevereiro de 2021.

A transformação operada no lugar fará emergir o conceito de uma nova galeria de arte — a Immersivus Gallery Lisboa —, que estará destinada a acolher uma programação variada nos próximos meses. O formato imersivo destes eventos, e em particular de Impressive Monet & Brilliant Klimt, vai coabitar de forma perfeita com as principais componentes do edifício da cisterna, com a cascata, o espelho de água e as colunas que sustentam um tecto de abóbadas a servirem de cenário para um espetáculo contínuo de coloridas e animadas projeções 360º e de vídeo mapping.

No caso de Impressive Monet são fornecidas ao espectador um vasto conjunto de imagens representativas do autor de reconhecido carácter impressionista. Para além de disponibilizar os quadros mais icónicos, sugere e revela o que está para lá dessas obras, as paisagens, os acontecimentos e tudo que a moldura não deixa entrever, um lado oculto que se desvenda.

Por outro lado, em Brilliant Klimt, a temática sobre o artista austríaco consagra uma visão em que “o manual de instruções” para ver a mostra se faz a partir de O Beijo, obra nuclear no legado artístico do pintor vienense. É a partir desse quadro essencial que se expande a perspectiva, enquanto fio condutor, para a apresentação da globalidade do trabalho do criador simbolista.

É também na essência uma experiência sensorial que se destina a ser vivida em família, o que não invalida, contudo, uma incursão mais pessoal ou individualizada. A dimensão pedagógica proporciona aos mais e menos jovens, em conjunto, em ambiente informal e descontraído, uma oportunidade única de desfrutarem e conhecerem melhor as obras-primas de Claude Monet e de Gustav Klimt. 

As sessões de Impressive Monet & Brilliant Klimt decorrem de terça a domingo, em horários sujeitos a ajustes mediante as medidas decretadas no âmbito do estado de emergência. Os bilhetes custam 15 euros, mas há entradas de preço reduzido (12 euros) para visitantes dos 4 aos 17 anos, seniores com mais de 65 anos, estudantes e residentes no concelho de Lisboa. O “pack de família” (10 euros por pessoa) é válido para dois adultos e uma ou mais crianças/jovens dos 4 aos 17 anos. Existe ainda um bilhete Premium (20 euros), que permite assistir ao espetáculo a partir de uma plataforma flutuante. Crianças até aos 3 anos têm acesso gratuito. O atelier OCUBO disponibiliza ainda bilhetes combinados, entre os 17,5 euros e os 25 euros, que dão acesso a esta iniciativa e também a Magical Garden, que se encontra a decorrer no Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa, em Belém, até 10 de janeiro de 2021.

Na observância das diretivas da DGS para salvaguarda do público e dos profissionais que trabalham no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, há um conjunto de regras sanitárias que se cumprem de forma escrupulosa no espaço.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados