Começa amanhã a conferência “Juventude da União Europeia” para sensibilizar a participação dos jovens nas decisões políticas
Amanhã, o vice-presidente Margaritis Schinas, a comissária Mariya Gabriel, o primeiro-ministro António Costa, em representação da Presidência do Conselho, e o ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues vão abrir a Conferência de Juventude da União Europeia que decorre de 12 a 15 de março enquadrada na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Nos dias 12 e 13 conta com um evento satélite: a hackathon digital de 48 horas «Solve the gap», uma iniciativa que desafia jovens de toda a União Europeia a desenvolver uma ferramenta digital que aproxime a juventude das decisões políticas.
A comissária europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, dá o seu alto patrocínio a esta maratona de programação (ou «hackathon») e participa na sessão de abertura às 9h30 de dia 12 de março com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o presidente do Conselho Nacional de Juventude. Esta sessão pode ser acompanhada nas redes sociais da Comissão Europeia em Portugal em Facebook e Twitter.
Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, intervém com uma mensagem em vídeo para os assistentes sobre a importância da participação democrática dos jovens. Na Hackathon SOLVE THE GAP podem participar gratuitamente todos os jovens dos 16 aos 30 anos residentes num Estado Membro da UE. A equipa vencedora da Hackathon será divulgada no dia 15 de março e receberá um prémio de 10 000 euros e apoio técnico para finalizar o protótipo do seu projeto até à próxima Conferência da UE sobre a Juventude, em outubro de 2021.
Comentando o evento, o vice-presidente Schinas afirmou: «A juventude está no cerne do projeto europeu. Este projeto não é um dado adquirido, mas está em constante evolução. Devemos esforçar-nos por melhorá-lo continuamente para e com as gerações vindouras. Precisamos de jovens empenhados em construir e moldar o mundo em que queremos viver. Precisamos de jovens com valores e ideais elevados que os inspirem. Os valores de uma Europa mais unida, resiliente e próspera.» A conferência faz parte do 8.º ciclo do Diálogo da UE com a Juventude e tem por tema: «A Europa e a juventude, a juventude e a Europa: Um espaço para a democracia e a participação».
Já a comissária Gabriel declarou: «Aplaudo esta iniciativa, que incentivará os jovens a participar ativamente na sociedade e a ter uma palavra a dizer nos processos políticos na Europa. Esta Hackathon demonstra o enorme potencial dos jovens em toda a Europa para criar mudanças positivas. Promove e apoia inovações digitais lideradas pelos jovens, que são cruciais para fazer avançar o nosso projeto europeu. Desejo a todos os participantes a melhor sorte e aguardo com expectativa os resultados do seu trabalho.»
A capacitação da participação dos jovens no processo de decisão política democrática é um dos objetivos da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027, apresentada pela Comissão. A estratégia centra-se na promoção da participação dos jovens na vida democrática, no apoio à participação social e civil e na garantia de que todos os jovens dispõem dos recursos necessários para participar na sociedade. O ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, e o presidente do Conselho Nacional da Juventude português, Hugo Carvalho, participarão igualmente na sessão de abertura da Hackaton. O evento pode ser seguido nas redes sociais com os marcadores SolveTheGap e EUHackathon.