Comissão Europeia lança plataforma de acesso aberto para a publicação de artigos científicos
A Comissão Europeia lançou hoje a Open Research Europe, uma plataforma para a publicação de documentos científicos que estará acessível a todos. A plataforma apresentará os resultados dos trabalhos de investigação financiados pelo Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE para 2021-2027 e pelo seu antecessor, Horizonte 2020.
A Open Research Europe permitirá a todos, investigadores ou cidadãos, ter acesso gratuito às mais recentes descobertas científicas. A plataforma dá diretamente resposta às principais dificuldades frequentemente associadas à publicação de resultados científicos, incluindo os atrasos e obstáculos à reutilização dos resultados e os custos elevados. A plataforma é um serviço facultativo que está à disposição dos beneficiários do Horizonte Europa e do Horizonte 2020, a fim de que possam respeitar as respetivas condições de financiamento para um acesso aberto imediato e gratuito.
Foram já publicados cerca de 40 artigos científicos provenientes de setores da investigação muito diversos, que estão agora à disposição da comunidade científica para leitura e avaliação.
Mariya Gabriel, a comissária responsável pela pasta Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: «Precisamos de acelerar as descobertas científicas graças a práticas de investigação mais colaborativas e abertas. Ao ajudar os investigadores a publicar em regime de acesso aberto, a Open Research Europe elimina os obstáculos aos fluxos de conhecimento e fomenta o debate científico.Mas isto é apenas o princípio. Vamos gradualmente consolidar a reputação desta plataforma enquanto sítio de publicação privilegiado para os investigadores do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa, e garantir a sua total integração no Espaço Europeu da Investigação.», afirma a comissária.
Apoiar a ciência aberta e a transparência a nível do processo de publicação de artigos científicos
Na sua comunicação «Um novo EEI para a Investigação e a Inovação», a Comissão introduz a Open Research Europe como plataforma de acesso aberto para a publicação dos resultados da investigação levada a cabo mediante o financiamento do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa em todas as áreas da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, bem como das ciências sociais e humanas e das artes.
A Open Research Europe contribuirá, não só para uma publicação aberta, rápida e eficiente em termos de custos, mas também para que os beneficiários do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa possam respeitar as condições de acesso aberto associadas ao seu financiamento: acesso aberto imediato, tal como exigido pelo Horizonte Europa, e apresentação automática num repositório geral (o Horizonte 2020 permitia um período de embargo de 6 a 12 meses). A Open Research Europe oferecerá aos investigadores um sítio de publicação que lhes permitirá partilharem rapidamente os seus resultados e conhecimentos e facilitará a realização de debates abertos e construtivos sobre investigação. A plataforma dispõe de uma vasta gama de parâmetros para medir o impacto científico e social dos artigos e fornecer informações sobre a sua utilização e reutilização.
Ao assumir um novo papel, a Comissão tenciona dar o exemplo, apoiando ativamente as práticas da ciência aberta e promovendo a transparência do processo de publicação. O objetivo é levar outros financiadores, em especial a nível nacional, a fazerem o mesmo. Ao integrar a Open Research Europe no Horizonte 2020 e no Horizonte Europa, a Comissão está a contribuir para levar mais longe as soluções inovadoras a nível da comunicação académica.
Contexto
Atualmente, 91 % de todos os artigos e 95 % de todas as publicações avaliadas pelos pares e financiadas pelo Programa-Quadro Horizonte 2020 estão disponíveis em acesso aberto, percentagens extremamente elevadas a nível mundial. No entanto, o objetivo é que todos os artigos publicados sobre trabalhos de investigação financiados pela Comissão estejam disponíveis em acesso aberto. No que diz respeito, especificamente, ao Horizonte Europa, o objetivo é que as publicações sejam livremente acessíveis a partir do momento em que são publicadas, o que será possível graças à plataforma.
A ciência aberta é uma abordagem baseada na cooperação aberta e na partilha sistemática de conhecimentos e instrumentos, tão cedo e tão amplamente quanto possível, durante o processo de investigação. Esta abordagem torna os sistemas de investigação e inovação mais eficientes e criativos e reforça a excelência e a confiança da sociedade na ciência. Isto deve-se ao facto de a abertura e partilha de resultados e dados da investigação, a sua reutilização e reprodução, bem comoe o acesso a infraestruturas de investigação, constituírem as bases para a avaliação pelos pares e os debates científicos que garantem a qualidade e a eficiência quando se trata de levar mais longe as reflexões, análises e inovações no domínio da investigação.
A resposta da UE à pandemia de coronavírus demonstrou o potencial da ciência aberta para intensificar a colaboração, ilustrando de que forma o acesso aberto imediato a publicações e dados tem sido essencial para ajudar os investigadores a encontrar novos tratamentos, diagnósticos e vacinas. A Open Research Europe é o passo seguinte neste processo.
Na sequência de um concurso, a Comissão adjudicou o contrato de serviços à F1000 Research, que dispõe de uma vasta experiência neste domínio.