“Podes” elege melhores podcasts do ano. “A Beleza das Pequenas Coisas” foi o grande vencedor
A terceira edição do Festival Podes terminou a 7 de Novembro com a entrega dos Prémios Podes, os únicos prémios para podcasts em Portugal. A cerimónia teve lugar no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade em Lisboa, um dos parceiros do festival este ano.
Os prémios Podes são atribuídos a podcasts nacionais e em 2021 foram consagradas 14 categorias.
A anfitriã da noite foi Ana Cristina Câmara, que havia já co-apresentado a entrega de prémios em 2020, e que contou com a ajuda de onze apresentadores convidados para entregar os prémios na área em que se destacam: Inês Meneses (radialista e escritora), Tiago Castro (actor e humorista), Inês Lapa (maquilhadora), Luís António (designer de jogos), Francisco Geraldes (jogador de futebol), a dupla Diogo Faro (humorista) e Beatriz Tavares (influencer), Guadalupe Amaro (activista) e o Professor José Veríssimo, vice-presidente o ISEG. No final da noite, Rodrigo Salazar Oliveira, podcaster no Nada de Mais e vencedor do Prémio do Público em 2020, passou o testemunho ao vencedor deste ano e Márcio Barcelos, director do Festival, apresentou os nomeados e vencedor do Podcast do Ano.
O processo dos prémios Podes teve início em Setembro, quando foram abertas as inscrições para todos os podcasts interessados em concorrer. Ao mesmo tempo, foi aberta a votação livre para o Prémio do Público, que decorreu até 15 de Outubro.
Fechadas as inscrições, foram criadas shortlists para cada categoria, conforme os critérios estipulados no regulamento, e um júri de 13 membros foi incumbido de eleger 5 nomeados e 1 vencedor para cada prémio. De entre todos os vencedores, foi escolhido o Podcast do Ano, prémio máximo do certame, recebido em 2019 pelo projecto Fumaça e em 2020 pelo podcast sobre música Portuguesa Brandes Costumes.
O júri de 2021 foi uma selecção diversa e multidisciplinar de profissionais, de reconhecido mérito e relevância. Paula Cordeiro (podcaster e docente) repetiu a função de presidente do júri. O júri compôs-se com Ana Isabel Reis (investigadora), Bárbara Baldaia (jornalista), Céu Mateus (Investigadora), Daniel Viana (actor), Guilherme Fonseca (humorista), Joana Bértholo (escritora), Joana Martins (comunicadora), João Paulo Meneses (jornalista), Jorge Félix Cardoso (médico), Luis Bonixe (professor e jornalista), Manuel Cordeiro (arquitecto) e Miguel Van der Kellen (professor e sonoplasta).
Estes foram os vencedores dos Prémios Podes 2021 nas diferentes categorias:
Narrativa: Fumaça
Entrevista: A Beleza das Pequenas Coisas
Humor: Separados de Fresco
Lifestyle: Kológica
Política, economia e informação: Perguntar não ofende
Arte e Cultura: O Poema ensina a cair
Lazer e tempos livres: Duas pessoas a conversar
Desporto: 1×1 by Hoopers
Ciência, tecnologia e educação: O teu mal é sono
Questões sociais: Pioneiro
Rádio: Fala com ela
Prémio Vozes: Dar voz a esQrever
Prémio do Público: Vamos Tratar de Vida
Podcast do Ano: A Beleza das Pequenas Coisas