“Europa”, de Haider Rashid, é o grande vencedor do Prémio do Júri da Festa do Cinema Italiano
Estão escolhidos os vencedores da competição da na 15ª Festa do Cinema Italiano.
O júri fez questão ainda de apontar uma Menção Especial no ano em que a normalidade já quase se fez sentir com o festival de volta às suas datas originais e à casa mãe, o Cinema São Jorge.
Premiado de forma unânime pelo júri — constituído por Pilar del Río, Salvador Sobral e Leonor Teles — o filme Europa foi o escolhido com a seguinte justificação por parte do júri: “É um filme do nosso tempo. Nesta época de solidariedade branca, o filme relembra-nos que devemos olhar também para tudo o resto que se passa no mundo. A imersão do filme faz-nos acompanhar de forma intensa e próxima a jornada desta personagem. A tensão presente em todos os momentos deixa antever as emoções sentidas por Kamal. É um filme necessário, onde o ser humano luta pela liberdade e convivência”, pode ler-se num comunicado.
Na secção da competição, o júri atribuiu ainda uma Menção Especial a Lovely Boy de Francesco Lettieri considerando o seguinte: “Em Lovely Boy, o papel representado pelo incrível Andrea Carpenzano leva-nos para um universo de apatia e desinteresse profundo de jovens que embargam as próprias vidas num movimento escapista e recorrente. Um retrato da actualidade, protagonizado por uma personagem magnética e apaixonante.”, pode ler-se no mesmo comunicado.
L’arminuta, de Giuseppe Bonito, venceu o Prémio do Público. O filme preferido do público desta edição da Festa do Cinema Italiano é baseado no romance best-seller de Donatella Di Pietrantonio, vencedor do Prémio Campiello.
A 15.ª edição da Festa do Cinema Italiano encerrou ontem, dia 10 de abril, com uma programação marcada pelo novo cinema de autor italiano feito nos últimos tempos, o centenário de Pasolini com a retrospetiva Pasolini Revisitado, sessão e debate dedicado à saúde mental, ciclo sobre o amor em várias épocas e muito mais.
A Festa do Cinema Italiano continua agora por outras cidades do país
A Festa continua agora em várias cidades: dias 19, 20 e 26 de abril, em Beja (Cine-Teatro Pax Julia), a 2 e 3 de maio, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 3 a 5 de maio, nas Caldas Da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos), 4, 11, 18 e 25 de maio, em Almada (Auditório Fernando Lopes-Graça) e de 25 a 28 de maio, em Lagos (Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas).
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. O patrocinador principal deste ano é a FIAT, contando ainda com os patrocínios da Tranquilidade, PLMJ, Luzzo, entre outros.