“Novas Cartas Portuguesas” faz 50 anos e data é celebrada com várias iniciativas

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Abril, 2022
“Novas Cartas Portuguesas” faz 50 anos e data é celebrada com várias iniciativas
DR

Neste abril de 2022, cumprem-se 50 anos sobre a publicação das Novas Cartas Portuguesas, obra censurada pela ditadura.

Para assinalar a data, a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril associa-se ao Teatro Nacional D. Maria II, ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade e à RTP, serviço público de rádio e televisão, para prestar homenagem ao talento e à coragem das três autoras, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, na altura levadas a tribunal, num processo que ficou conhecido como “Três Marias” (sabe mais).

Numa iniciativa conjunta com a Antena 1 e a RTP3, a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril associa-se a “Magníficas Marias”, um clube de leitura das Novas Cartas Portuguesas. Excertos da obra serão lidos por figuras da sociedade portuguesa, dando-lhe visibilidade na rádio e na televisão (e em todas as plataformas digitais da RTP), a partir do dia 21 de abril.

No âmbito da homenagem à obra e às autoras, o Teatro Nacional D. Maria II acolherá, de 21 de abril a 7 de maio, uma versão itinerante da exposição “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, concebida pelo Museu do Aljube.

A 7 de maio, a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril vai promover duas conversas sobre as Novas Cartas Portuguesas, cruzando uma perspetiva mais literária e outra mais política, ainda que ambas sejam, evidentemente, indissociáveis uma da outra.

O Teatro Nacional D. Maria II será igualmente o palco destas Duas Conversas sobre as Novas Cartas, que juntam Marinela Freitas, professora universitária, Inês Pedrosa, jornalista e escritora, e Pedro Vieira, jornalista e escritor (7 de maio, 16h às 17h); e Helena Neves, investigadora e professora universitária, Américo Bárbara, embaixador na reforma e advogado de defesa na altura, e Maria Gil, artista e dramaturga (7 de maio, 17h às 18h).

Paralelamente, o D. Maria II terá em cena, na Sala Estúdio, de 21 de abril a 8 de maio, o espetáculo “Ainda Marianas”, uma criação de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu, da companhia de teatro Os Possessos, que se debruça sobre as Novas Cartas Portuguesas e documentação histórica da época.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados