Podcast “45 Graus” foi eleito o melhor de 2022. Conhece todos os vencedores
A quarta edição do Festival Podes teve lugar este Sábado, a 12 de Novembro, com a habitual coleção de workshops, painéis e podcasts ao vivo ao longo do dia em diversos locais no Chiado, e terminou com a entrega dos Prémios Podes, os únicos prémios para podcasts em Portugal. A cerimónia teve lugar no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade em Lisboa, à semelhança de 2021.
Os prémios Podes são atribuídos a podcasts nacionais e em 2022 foram consagradas 15 categorias.
O anfitrião da noite foi o actor e humorista Tiago Castro, que contou com a ajuda de alguns convidados para apresentar e anunciar os vencedores nas categorias em que se destacam: Márcia (compositora e cantora), Ângelo Fernandes (activista), Marine Antunes (autora e oradora) e Carlos Bastos (radialista). Dois prémios foram apresentados pelos vencedores de 2021, nomeadamente o Prémio Vozes, por Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves de Dar Voz a EsQrever, e o Prémio do Público, cujo testemunho foi passado por Mariana Rocha e Pedro Filipe Maia, de Vamos Tratar de Vida. No final da noite, Márcio Barcelos, director do Festival, anunciou o Podcast do Ano, que foi escolhido pelo júri de entre todos os vencedores das categorias.
O processo dos prémios Podes teve início em Setembro, quando foram abertas as inscrições para todos os podcasts interessados em concorrer. Ao mesmo tempo, foi aberta a votação livre para o Prémio do Público, que decorreu até 16 de Outubro.
Fechadas as inscrições, foram criadas shortlists para cada categoria, conforme os critérios estipulados no regulamento, e um júri de 14 membros foi incumbido de eleger 5 nomeados e 1 vencedor para cada prémio. De entre todos os vencedores, foi escolhido o Podcast do Ano, prémio máximo do certame, recebido em 2019 pelo projecto Fumaça, em 2020 pelo podcast sobre música Portuguesa Brandes Costumes e em 2021 por A Beleza das Pequenas Coisas.
O júri de 2022 foi uma selecção diversa e multidisciplinar de profissionais, de reconhecido mérito e relevância. O júri foi composto por) Bárbara Baldaia (jornalista), Céu Mateus (Investigadora), Daniel Viana (actor), Eva Esteves (editora), Frederico Duarte (professor e curador), Joana Martins (comunicadora), João Paulo Meneses (jornalista), Luis Bonixe (professor e jornalista), Miguel Paisana (investigador), Nuno Mendes (editor), Paula Neves (actriz), Pedro Paulos (professor e podcaster), e Wandson Lisboa (criativo e artista plástico). Miguel Van-der Kellen (professor universitário e sonoplasta) liderou o júri este ano.
Estes foram os vencedores dos Prémios Podes 2022 nas diferentes categorias:
Ciência, tecnologia e educação: 110 Histórias | 110 Objetos
Narrativa: Noite Sangrenta
Entrevista: Humor à Primeira vista
Lifestyle: Cartão de Embarque:o podcast de todos os destinos
Rádio: Fala com Ela
Jogos e Passatempos: Supermegabit
Humor: Duas Pessoas a conversar
Desporto: Matraquilhos
Política, Economia e Informação: 45 Graus
Cinema e Televisão: In Vitro
Questões Sociais: O Ar é de Todos
Arte e Cultura: PBX
Prémio Vozes: Um Género de Conversa
(O prémio vozes é um prémio atribuído pelo júri para reconhecer podcasts que promovam inclusão e diversidade, nas temáticas que abordam e/ou nas pessoas envolvidas como protagonistas, convidadas ou participantes na produção do podcast)
Prémio do Público: IncompletaMente
O prémio do público resulta da votação dos ouvintes de podcasts. Após mais de 30 mil votos, os 5 nomeados são os 5 podcasts com que reuniram maior votação, em ordem aleatória.
Podcast do Ano: 45 Graus
O podcast do ano é decidido pelos membros do júri de entre os vencedores de todas as categorias.