Nobel da Literatura. Vinte anos depois, “Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher”, de Annie Ernaux, volta às livrarias portuguesas

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Novembro, 2022
Nobel da Literatura. Vinte anos depois, “Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher”, de Annie Ernaux, volta às livrarias portuguesas
Capa do livro “Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher”, de Annie Ernaux (ed. Livros do Brasil)

“Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher”, de Annie Ernaux, Nobel da Literatura 2022, volta a estar disponível no mercado português, esgotado que estava há 20 anos. O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 30 de novembro.

Duas mortes, infinitamente marcantes, digeridas pela autora através da escrita. “Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher” reúne os dois textos de Annie Ernaux sobre a perda dos pais: “Um Lugar ao Sol”, sobre o pai, publicado em 1984 e vencedor do Prémio Renaudot, e “Uma Mulher”, sobre a mãe, lançado quatro anos depois. Peças literárias fulgurantes, misto de biografia, sociologia e história, onde resplandece a ambivalência dos sentimentos que unem filhos e pais e o impacto doloroso da quebra desse elo vital. “Parece-me que agora escrevo sobre a minha mãe para, por minha vez, a trazer ao mundo“, escreve a Prémio Nobel de Literatura 2022 sobre aquela que é “a única mulher que contou verdadeiramente” para si. Já sobre o progenitor (e o seu mundo de medo e vergonha) confessa: “eu talvez escreva porque não tínhamos nada para dizer um ao outro“. “Um Lugar ao Sol” é, assumidamente, um dos livros mais importantes para a autora e aquele que soma mais traduções internacionais. 

Já disponível nas livrarias, “Uma Paixão Simples” surge numa nova edição, agora com o formato e o grafismo da coleção Dois Mundos. Originalmente lançado em 1991, o livro surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance sentimental pelo seu erotismo e pela sua honestidade. Em 2020, foi adaptado ao cinema por Danielle Arbid, num filme já exibido em Portugal. 

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados