O dia em que Leonardo Da Vinci superou o seu Mestre
Não só no desporto, na arte também os jovens talentos precisam de bons mestres para darem um salto qualitativo grande na qualidade das suas obras. Um verdadeiro talento, quando deixado à solta, irá acabar por aprender as técnicas fruto da sua curiosidade. No entanto, se tiver um bom mestre que lhe ensine logo de início os erros comuns, as soluções para elas e a maneira certa de olhar e resolver o problema, pode alcançar um nível alto num período mais curto e a partir daí seguir o seu estilo já com uma base muito sólida de aprendizagem.
Aproximadamente, entre o século XIV e o século XVI, o período do Renascimento foi um dos mais ricos artisticamente. Este período, na Europa, ficou marcado pelo avanço da ciência e pelo interesse, não só do Homem pelo mundo, mas acima de tudo, do Homem por si mesmo, ou seja, colocar o Homem como centro principal do mundo. A Itália surgiu como um dos principais protagonistas e impulsionador do período, em especial, na bela Florença.
Giorgio Vasari, ficou conhecido neste período pelo seu trabalho biográfico. Escreveu um livro, “Vida dos Artistas” publicado em Florença em 1550, que ainda hoje é uma referência e faz parte do programa de muitos cursos ligados à Arte. Uma das biografias presentes é do incontornável Leonardo Da Vinci.
Ainda jovem, com cerca de 15 anos, tornou-se aprendiz de um dos mais importantes artistas da época, Andrea del Verrocchio, conhecido como escultor e pintor. Assim, o jovem Leonardo teve desde cedo, acesso às técnicas e ao pensamento de um grande artista da época. As tarefas que Verrocchio atribuía a Da Vinci foram subindo de dificuldade. A primeira obra principal na qual Da Vinci participou foi o quadro “O Baptismo de Cristo”. Em várias obras, era corrente o Mestre assumir o desenho e a execução da parte principal da obra enquanto os aprendizes executavam partes secundárias. Neste quadro, Da Vinci pintou o anjo mais à esquerda. Como podemos observar, existe uma grande diferença de qualidade entre a pintura da deste anjo e o resto do quadro. Vasari, escreve que Verrocchio ficou tão impressionado com o trabalho de Da Vinci que ficou envergonhado dos seus talentos e decidiu não voltar a pintar outra vez. O aprendiz já tinha ultrapassado o Mestre. Depois disto, Verrocchio dedicou-se à escultura.
Este início de carreira para Leonardo, foi muito importante, também pelo contacto com os Medici, através do seu Mestre. Dele adquiriu ainda o hábito de pintar mulheres de cabelos encaracolados e de ordenar os elementos do quadro em forma triangular. A obra encontra-se num dos principais museus do mundo, a Gallerie degli Uffizi em Florença, numa sala onde podemos ver igualmente a sua obra “Anunciação”, a diferença de qualidade entre Da Vinci e o resto do quadro é ainda maior e bem visível a olho humano.