“A Filosofia da Canção Moderna”. Novo livro de Bob Dylan chega este ano às livrarias portuguesas

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Março, 2022
“A Filosofia da Canção Moderna”. Novo livro de Bob Dylan chega este ano às livrarias portuguesas
Capa do livro (versão norte-americana)
PUB

O livro “A Filosofia da Canção Moderna”, de Bob Dylan, será editado em Portugal pela editora Relógio D’Água. O livro, que na versão norte-americana tem mais de 300 páginas, terá tradução de Pedro Serrano e Angelina Barbosa e chegará às livrarias portuguesas em Novembro, revelou a editora em comunicado enviado para a nossa redacção.

“A Filosofia da Canção Moderna” trata-se do primeiro livro de Dylan depois de receber o Nobel da Literatura, em 2016, e reúne 60 ensaios sobre o trabalho de composição de cantores e músicos como Nina Simone, Hank Williams e Elvis Costello.

Neste livro “Bob Dylan revela muito do que aprendeu ao longo dos anos, abordando com pormenor, e por vezes ironia, questões quase técnicas, como a ratoeira das rimas fáceis ou como o acréscimo de uma sílaba pode prejudicar uma canção. Mas, embora sejam reflexões sobre música, são também, na realidade, meditações sobre a condição humana.”, pode ler-se no mesmo comunicado.

O livro, que começou a ser escrito em 2010, contém também uma selecção de 150 fotografias. Em Portugal, a obra literária do autor e músico tem sido publicada pela editora Relógio D’Água, designadamente o primeiro (e até agora único) volume de Crónicas, com tradução de Bárbara Pinto Coelho, a ficção experimental “Tarântula” (tradução de Vasco Gato) e os dois volumes de “Canções”, com tradução de Pedro Serrano e Angelina Barbosa.

Bob Dylan publicou até agora 40 álbuns discográficos e é, aos 80 anos, um dos mais importantes autores vivos da música popular norte-americana. Em 2020, quando lançou o seu álbum último disco, “Rough and Rowdy Ways”, Dylan tornou-se também no primeiro artista a ter um álbum no Top 40 da Billboard em cada década desde a década de 1960.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados