“A Era do Capitalismo da Vigilância”, da socióloga Shoshana Zuboff, chega às livrarias portuguesas

por Comunidade Cultura e Arte,    14 Dezembro, 2020
“A Era do Capitalismo da Vigilância”, da socióloga Shoshana Zuboff, chega às livrarias portuguesas
PUB

Nesta obra, editada em Portugal pela Relógio D’Água, a socióloga norte-americana Shoshana Zuboff mostra como está em vias de desaparecimento a possibilidade de construirmos um futuro diferente daquele que está a ser programado por nós.

Shoshana Zuboff revela-nos nesta obra aquilo a que chama «capitalismo da vigilância», um projeto global de modificação do comportamento que ameaça transformar a natureza humana no século XXI, do mesmo modo que o capitalismo industrial alterou o mundo natural do século XX. Zuboff analisa as consequências do capitalismo da vigilância que se expandiu de Silicon Valley aos mais diferentes setores da economia atual. Mostra como este acumula uma imensa riqueza e poder nos chamados «mercados de futuros comportamentais». A ameaça que paira sobre nós não é já a de um «Grande Irmão» totalitário, mas a de um arquiteto digital omnipresente que opera em função dos interesses do capitalismo da vigilância. Zuboff pensa que a sociedade do século XXI corre o risco de se transformar numa colmeia totalmente interconectada e controlada, que nos seduz com a promessa de uma vida fácil e consumidora. Em sua opinião, estamos numa conjuntura crítica do confronto entre o enorme poder das empresas de alta tecnologia, reforçado pela atual crise pandémica, e as sociedades e os governos democráticos. A questão reside em saber se controlaremos a informação e as máquinas ou se nos deixaremos dominar por elas.

Shoshana Zuboff é professora emérita da cátedra Charles Edward Wilson da Harvard Business School e professora associada do Berkman Klein Center for Internet & Society da Harvard Law School. Desde o final da década de 1980 que se interessa pelo efeito social das novas tecnologias.Escreveu três obras marcantes, cada uma delas editada no início de uma nova era tecnológica. Em 1988, publicou In the Age of the Smart Machine: The Future of Work and Power, em que antecipou a revolução que os computadores provocariam nos locais de trabalho. No início do século XXI, publicou The Support Economy: Why Corporations Are Failing Individuals and the Next Episode of Capitalism, em que previu o desenvolvimento do capitalismo digital e dos serviços criados à medida do consumidor. Agora, em A Era do Capitalismo da Vigilância: A Disputa por Um Futuro Humano na Nova Fronteira do Poder, analisa o modo como os utilizadores deixaram de ser simples clientes, passando a matéria-prima de um novo sistema industrial.”

Capa do livro

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados