“A Metamorfose dos pássaros”, realizado por Catarina Vasconcelos, é exibido de forma gratuita em S. João da Madeira
“A Metamorfose dos pássaros” (ler crítica), realizado por Catarina Vasconcelos, será exibido no âmbito do projeto municipal Cine S. João.
Inspirado em acontecimentos e pessoas reais, o filme “A Metamorfose dos Pássaros” combina documentário e ficção de uma forma que tem conquistado os júris de vários festivais de cinema realizados em diferentes pontos do mundo, a começar por Berlim, onde estreou e recebeu o Prémio da Crítica Internacional.
“A Metamorfose dos Pássaros” — candidato português à edição de 2022 dos óscares — vai ser exibido no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, às 21h15. Como sempre acontece nas sessões do projeto municipal “Cine S. João”, a entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhete nesse edifício ou na Torre da Oliva.
A realizadora, Catarina Vasconcelos, assume que este é um filme sobre a sua avó paterna, Beatriz, e sobre o período em que ela viveu. “Quis saber tudo: li sobre a ditadura, sobre ser-se mulher em Portugal nessa altura e sobre o que as mulheres podiam e não podiam ser”, afirma a cineasta.
Para Catarina Vasconcelos este é um filme sobre a mãe do seu pai, a sua própria mãe, sobre as mães. “Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em Liberdade”.
O Cine S. João é um projeto municipal desenvolvido no âmbito da política cultural da autarquia de S. João da Madeira. O objetivo é, com a colaboração do Cine Clube de Arouca, proporcionar ao público o acesso gratuito a cinema em língua portuguesa.