Achille Mbembe apresenta conferência “Um mundo sem fronteiras” na Culturgest
Achille Mbembe é filósofo, historiador, cientista político e professor que tem trabalhado extensivamente sobre a teoria pós-colonial e vai estar amanhã, às 18h30, na Culturgest apresentar a conferência Um mundo sem fronteiras.
Em Março deste ano também falámos do historiador aqui na Comunidade Cultura e Arte, através de uma recepção crítica a dois livros da sua autoria: Achille Mbembe e o que herdamos do Colonialismo e do Imperialismo Ocidentais.
Mobilidade e circulação são experiências cruciais no mundo contemporâneo – experiências que nos fazem encontrar o outro, que nos permitem abraçar a diferença, abrir para outros modos de fazer mundo que exigem o exercício pleno da empatia. No entanto, a história da mobilidade mundial é também uma história de inclusões e exclusões, fronteiras e limites – geográficos, sociais, económicos e culturais. Superar essa dicotomia e abrir o mundo que compartilhamos exige práticas e reflexões arrojadas.
“(…) Desprender-se de tudo ou quase tudo, renunciar a tudo ou quase tudo, significará que, agora, não somos de “nenhum lugar”, que já não respondemos a nada e a nenhum nome?
E o que é a liberdade, se não pudermos romper verdadeiramente com este acidente, que é o facto de ter nascido em algum lugar – a relação de carne e osso, a dupla lei da terra e do sangue?
Como é que este acidente assinalará de maneira tão irrevogável quem somos, como somos conhecidos e por quem nos tomam? Porque determinará de modo tão decisivo aquilo a que temos direito, e tudo o resto – a soma das provas, dos documentos e dos comprovativos que sempre serão precisos para esperar ter o que quer que seja, a começar pelo direito de existir, o direito de estar lá onde a vida afinal nos leva, passando pelo direito de circular livremente?” Estas são alguns dos temas e perguntas abordados por Achille Mbembe no capítulo “A ética do passante”, de Políticas da Inimizade, (trad. Marta Lança, Lisboa, Antígona 2017) e que vamos ter oportunidade de ver abordados nesta conferência.
A conferência será em inglês e é de entrada gratuita (sujeita à lotação da sala) e mediante levantamento de bilhete a partir das 18h. O evento será também transmitido em live streaming no site da Culturgest.