As três curtas-metragens portuguesas seleccionadas para a ‘shortlist’ dos Óscares serão exibidas em Coimbra e no Porto

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Janeiro, 2023
As três curtas-metragens portuguesas seleccionadas para a ‘shortlist’ dos Óscares serão exibidas em Coimbra e no Porto
“Ice Merchants”, de João Gonzalez
PUB

O Cinema Português de Curta-Metragem volta a integrar os finalistas às nomeações dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. 

Celebrando a indicação na shortlist dos filmes “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves, “Ice Merchants” de João Gonzalez, ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, e “O Lobo Solitário” de Filipe Melo, ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de “Acção Real”, os “Caminhos do Cinema Português” apresentam, em parceria com a “Agência da Curta-Metragem” e a “Força de Produção”, a exibição dos filmes indicados de 19 a 24 janeiro, na Casa do Cinema de Coimbra. No Porto, mais propriamente no Cinema Trindade, também serão exibidas as curtas numa sessão única no próximo sábado (dia 21).

Após a indicação em 2019 de “Tio Tomás”, de Regina Pessoa, ao Óscar de Melhor Animação, esta indicação é mais um momento que atesta o reconhecimento internacional da qualidade do nosso cinema, sendo a curta-metragem um laboratório de inovação da filmografia portuguesa, projectando globalmente os nossos (novos) autores e expressões. 

Sessões na Casa do Cinema de Coimbra:
Qui 19 jan, 17:00
Sáb 21 jan, 19:30
Dom 22 jan, 15:00
Seg 23 jan, 19:30
Ter 24 jan, 17:00

Sessão no Cinema Trindade no Porto:
Sáb 21 de jan, 19:30 (com a presença dos realizadores + conversa o com público)

https://www.youtube.com/watch?v=hMX-Ub2DQjg

“O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves (12’, M/12)
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão, emigrado em França, que  quando voltava a Belmonte trazia a carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.

“Ice Merchants”, de João Gonzalez (14’, M/12)
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

“O Lobo Solitário”, de Filipe Melo (23’, M/12)
No programa da noite da Viva FM, o radialista Vitor Lobo recebe uma chamada de um velho amigo que quer pôr a conversa em dia.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados