Autora de ‘The Handmaid’s Tale’ e realizador de ‘Call Me by Your Name’ vão estar em Portugal
Margaret Atwood e Luca Guadagnino são algumas das personalidades que irão marcar presença no Fórum do Futuro, no Porto. Este ano a iniciativa acontece de 4 a 10 de Novembro em vários espaços da cidade: Casa da Música, Fundação Serralves, Mala Voadora, Teatro Rivoli e Teatro Nacional de São João.
O evento, que acontece desde 2014, terá como tema central a “Antiguidade e as antigas civilizações”. O fórum desta edição terá o nome de “Ágora Club” e a ideia é discutir como as ideias da Antiguidade se reflectem na sociedade actual.
A escritora canadiana Margaret Atwood, autora da obra literária “The Handmaid’s Tale”, um romance escrito nos anos 80, e que recentemente deu origem a uma série homónima de bastante sucesso, é uma das personalidades em destaque do Fórum do Futuro. Atwood irá reflectir sobre a importância da mitologia na sua obra e como é que a autora tem trabalhado temas como género, identidade, linguagem e ordem social.
Uma das inspirações de Atwood, para criar a história base de “The Handmaid’s Tale”, o pesadelo que é a República de Gilead, foi o que aconteceu na Argentina nos anos 70: durante a ditadura militar da argentina, que durou 7 anos, de 1976 a 1983, centenas de mulheres grávidas, que estavam na resistência ao regime, foram presas e os seus companheiros foram mortos. Já as futuras mães foram mantidas vivas até darem à luz. Depois, os recém-nascidos eram, então, entregues a famílias de militares que tinham dificuldades em terem filhos, enquanto isso as mães eram executadas nos centros clandestinos onde estavam presas.
Outro dos grandes convidados é o italiano Luca Guadagnino, que realizou recentemente “Call Me by Your Name”. A obra cinematográfica venceu inclusive o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Guadagnino irá falar de desejo e da forma como este influencia os filmes que faz. O cineasta fará assim, e por comparação, uma ponte temática com a antiguidade greco-romana e o seu trabalho.
A activista feminista Nadya Tolokonnikova, da banda russa Pussy Riot, também estará presente no Fórum do Futuro. Tolokonnikov é licenciada em Filosofia Clássica e irá debater o activismo artístico na Grécia Antiga, o conceito de filosofia prática e a importância da acção.
A programação completa pode ser consultada aqui.