Aveiro está sem cinemas há quase dois anos
As salas de cinema do Forum Aveiro encerraram em Maio de 2018, conforme noticiou a Lusa, para dar lugar a uma loja da Fnac e os aveirenses ficaram apenas com os cinemas do Glícinias Plaza e que também encerraram de forma provisória, em Janeiro de 2020, para ampliar o centro comercial, como se pode ler no Jornal de Negócios.
Estes eram os dois e únicos complexos de salas de cinema privados da cidade e quando encerraram as primeiras, no Forum Aveiro, organizou-se inclusive um “Movimento de Cidadãos pela Cultura em Aveiro“, que lançou uma petição contra o encerramento das salas, que se localizavam em pleno coração da cidade. O mesmo Movimento assumia que “O Forum está acessível de quase todos os pontos da cidade, é central. Os estudantes facilmente estão ali, vive lá muita gente, nomeadamente reformados, é um foco importante relacionado com as escolas e as crianças”.
Já a administração do Forum Aveiro explicou na altura que “o encerramento das salas de cinema constitui uma mudança relevante, inserida num projecto de reformulação do Forum Aveiro que envolve alterações na oferta comercial” e completou ainda com: “As novidades serão muito positivas e irão contribuir para a melhor experiência de quem nos visita e para a dinâmica da cidade, sem descurar a cultura”.
Em Outubro deste ano, as obras acabaram e o remodelado Glícinias Plaza reabriu, mas ainda sem os cinemas prontos: “só os cinemas, os únicos da cidade, ainda demoram a ficar prontos, por falta de materiais e equipamentos”, pode ler-se no site da SIC Notícias. No entanto, já há uma previsão para a reabertura dos mesmos: “os cinemas NOS, abrirão no primeiro trimestre de 2022 com novas salas com a mais moderna tecnologia”, como refere o Notícias ao Minuto.
Apesar do encerramento definitivo e provisório das grandes salas dos cinemas privados, o Teatro Aveirense, gerido pela Câmara Municipal de Aveiro, e que após obras de reabilitação reabriu no passado mês de Setembro, continua com a programação cinéfila.
Próximos filmes a serem exibidos no Teatro Aveirense:
Terça-feira, 25 Janeiro 2022, pelas 21h30
“Compartimento Nº62, filme de Juho Kuosmanen
Quarta-feira, 26 Janeiro 2022, 20h45
“A Metamorfose dos Pássaros“, filme de Catarina Vasconcelos
Terça-feira, 1 Fevereiro 2022, pelas 21h30
“Correu tudo bem”, filme de François Ozon
Terça-feira, 8 Fevereiro 2022, pelas 21h30
“Irmãs de armas”, filme de Caroline Fourest
Terça-feira, 15 Fevereiro 2022, pelas 21h30
“O Perdão”, filme de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha
Terça-feira, 22 Fevereiro 2022, pelas 21h30
“Esquecido”, filme de Daria Onyshchenko
O título deste artigo foi editado às 20h, do dia 31 de Outubro, para ser mais preciso sobre o início das obras no Glicínias Plaza (que começaram em Janeiro de 2020, e não em Maio do mesmo ano). Portanto, onde se lia “há mais de um ano” agora lê-se “há quase 2 anos”.
Foi actualizada ainda a programação do Teatro Aveirense, a 19 de Janeiro de 2022.