Bolsa de criação para jovens dramaturgos. TAGV e TNDMII parceiros em projecto europeu
Devido à emergência de saúde pública que atravessamos na Europa, a edição 2020 da École des Maîtres, tal como estava prevista, envolvendo atores profissionais com menos de 35 anos de Portugal, Bélgica, França e Itália, foi inevitavelmente cancelada pelos diversos parceiros.
Tornou-se difícil imaginar a possibilidade de criar um curso por natureza itinerante, que envolvia trabalhar em quatro países europeus e que se baseava numa forte mobilidade de artistas e equipas, com momentos de trabalho, partilha de práticas e numerosas apresentações abertas ao público, em teatros de Udine, Roma, Lisboa, Coimbra, Bruxelas, Liège, Reims e Caen.
No entanto, a decisão de adiar a École des Maîtres, que contaria este ano com a direção do encenador argentino Claudio Tolcachir, é acompanhada pelo anúncio de um projeto alternativo, que será implementado desde já. Um projeto especial, projetado para se adaptar a este novo momento. A direção artística da École des Maîtres decidiu, então, reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição passará a ser o dramaturgo italiano Davide Carnevali e o projeto, em vez de contar com atores, passará a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros, sendo desenvolvido remotamente durante um ano, a partir de julho de 2020.
Para este curso serão selecionados oito jovens dramaturgos, dois de cada país, a partir da Open Call que decorre até dia 12 de junho. Cada participante irá produzir um texto de literatura dramática, que será posteriormente traduzido para italiano, francês e português e apresentado nos diferentes países parceiros da École des Maîtres.
O júri português, para a escolha dos oito dramaturgos, é representado pelas duas instituições portuguesas parceiras do projeto europeu – Fernando Matos Oliveira e Mário Montenegro (Teatro Académico de Gil Vicente); Tiago Rodrigues e Magda Bizarro (Teatro Nacional D. Maria II). Aos dois candidatos portugueses selecionados será atribuída uma bolsa de criação dramatúrgica.
A École des Maîtres é um dos projetos de referência na programação do Teatro Académico de Gil Vicente nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos de formação teatral avançada.
Parceiros do projeto e direção artística: CSS Teatro stabile di innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), Teatro Nacional D. Maria II, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims – Centre Dramatique National, Comédie de Caen – Centre Dramatique National de Normadie (França).
Com o apoio: MiBACT – Direzione Generale Spettacolo, Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia – Direzione centrale cultura, sport e solidarietà, Fondazione Friuli (Itália).
Com a participação: Accademia Nazionale d’Arte Drammatica Silvio d’Amico, Short Theatre, Teatro di Roma, ERPAC – Ente Regionale Patrimonio Culturale Friuli Venezia Giulia (Itália); Théâtre de Liège – Centre européen de création théâtrale et chorégraphique, Centre des Arts scéniques, Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène, Wallonie-Bruxelles Internacional (CFWB/Bélgica); Ministère de la Culture et de la Communication, Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França); Universidade de Coimbra (Portugal).