Cerca de 600 alunos, professores e voluntários recolheram mais de 80 mil beatas, durante uma hora, na cidade de Aveiro
No passado dia 20 de Maio, a Associação BioLiving juntou-se aos alunos de 7.º e 10.º anos da Escola Secundária José Estêvão e cerca de 600 alunos, professores e voluntários andaram pela cidade de Aveiro a recolher beatas.
Durante uma hora, em toda a cidade de Aveiro, 600 pessoas recolheram 87299 beatas. Um número bastante assustador que ilustra a grave problemática de atirar as beatas para o chão. As beatas são lixo e devem ser descartadas correctamente.
As beatas são o item mais descartado do mundo e todos os dias muitos milhões vão parar ao chão, contaminando o solo e a água e podendo ser confundidos com alimento por alguns animais. Como têm plástico na sua composição, as beatas não são verdadeiramente degradáveis e vão-se decompondo em micro-plásticos que ficarão sempre nos ecossistemas.
As beatas recolhidas ao longo das várias iniciativas estão a ser guardadas para posterior reaproveitamento e transformação
Obrigada a todos os alunos que participaram, aos professores e aos nossos voluntários que foram uma ajuda imprescindível.
Esta iniciativa contou com o apoio e parceria da Rede Biataki, do Núcleo de Estudantes de Biologia – AAUAv, iniciativa Sê Humano e do Núcleo de Cinema e Fotografia – AAUAv.