Comissão Europeia lança prémio para compensar regiões pelo trabalho de inclusão e luta contra a discriminação
Será ainda atribuído, este ano, um prémio especial para a promoção da inclusão da comunidade cigana.
Este ano, pela primeira vez, a Europa pretende recompensar as cidades e as regiões pelo seu trabalho na promoção da inclusão e na luta contra a discriminação com o Prémio das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade.
O prémio, enquadrado na União da Igualdade e lançado no âmbito do Plano de Ação da UE contra o Racismo, visa reconhecer as atividades inovadoras das autoridades locais destinadas a diminuir os atos de discriminação de que são alvo grupos específicos da população.
As candidaturas podem destacar projetos educativos ou culturais específicos, a melhoria da infraestrutura geral e outras iniciativas que promovam um ambiente diversificado e inclusivo para todos os seus cidadãos. Além disso, este ano será atribuído um prémio especial para a promoção da inclusão da comunidade cigana.
O prémio está aberto a todos os órgãos de poder local, nomeadamente as cidades, vilas, municípios e regiões dos Estados-Membros da UE. São elegíveis as melhores práticas que abranjam todos os motivos de discriminação ao abrigo do artigo 19.º do TFUE e respetivas sobreposições.
Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas através deste sítio Web até às 11h00 (hora de Portugal Continental) de 15 de fevereiro de 2022. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em 28 de abril de 2022.