“Como desvendar o quebra-cabeças da origem da vida”, do cientista Nuno Maulide, responde a 27 perguntas com muita química

por Bernardo Albuquerque Nogueira,    5 Dezembro, 2022
“Como desvendar o quebra-cabeças da origem da vida”, do cientista Nuno Maulide, responde a 27 perguntas com muita química
Capa de “Como desvendar o quebra-cabeças da origem da vida”, do cientista Nuno Maulide (ed. Planeta)
PUB

Nuno Maulide, o famoso químico português que foi considerado o cientista do ano na Áustria em 2018, lançou no passado mês de outubro o seu segundo livro de divulgação científica, intitulado “Como desvendar o quebra-cabeças da origem da vida?”. Depois do seu primeiro livro “Como se Transforma Ar em Pão”, editado em 2021, e que se transformou ele próprio num autêntico fenómeno de vendas em Portugal, alavancado pela participação do cientista na Grande Entrevista da RTP e que se tornou viral, Nuno Maulide regressa aos livros em 2022 para responder a “27 perguntas sobre a vida e o universo que sempre quis fazer a um químico”, subtítulo desta obra.

Estas perguntas constituem os 27 capítulos do livro e foram feitas quer por jovens alunos em palestras que o cientista realizou ao longo do último ano em escolas secundárias portuguesas, quer por verdadeiros entusiastas da ciência que enviaram as suas questões diretamente para o e-mail do químico e Professor catedrático da Universidade de Viena.

A partir destas questões, emerge a brilhante capacidade de Nuno Maulide em simplificar complexos conceitos científicos, utilizando analogias facilmente perceptíveis por todos que, desta forma, aborda alguns temas que estão tipicamente apenas associados à comunidade científica. A capacidade do químico em responder a questões como “De que é feito o universo?”, “É possível criar um carro movido a água?”, “Porque é que algumas pessoas são mais picadas por mosquitos que outras?” ou “Será a memória um processo químico?” coloca os leitores sentados na primeira fila do auditório da ciência internacional, com o autor a explicar de forma contundente a relevância da investigação científica para a sociedade atual.

O modo divertido como Nuno Maulide explica a química inerente aos temas abordados, recorrendo a exemplos que, por vezes, nos fazem soltar genuínas gargalhadas, prendo-nos ao livro e faz aumentar a vontade de saber mais, recorrendo às várias leituras recomendadas ao longo do texto. Um excelente exmeplo é a comparação que o autor faz entre a Constituição da República Portuguesa e o ADN, de forma a explicar o que é cientificamente o envelhecimento. Outro exemplo surge com a famosa estricnina, popularizada por Rui Veloso no seu clássico Chico Fininho, e que é utilizada por Nuno Maulide para provar que nem tudo o que é natural faz bem, assim como nem tudo o que tem origem sintética é prejudicial, como muitas vezes se apregoa incorretamente. E há ainda a explicação da química do chocolate, capaz de deixar qualquer um com água na boca!

Por fim, a resposta à última pergunta “Como desvendar o quebra-cabeças da origem da vida”, que dá nome ao livro, apresenta de forma concisa o estado da arte da investigação sobre aquela que é uma das perguntas filosóficas mais antigas da história humana e que é tida por muitos cientistas como o enigma científico mais importante a ser respondido no século XXI.

Deste modo “Como desvendar o quebra-cabeças da origem da vida?” é um belíssimo exemplo da capacidade que os cientistas portugueses têm para partilhar com o público em geral não só o que fazem na sua investigação, mas também as respostas que a ciência nos oferece para explicar tudo aquilo que nos rodeia. É, portanto, uma excelente opção de presente para a quadra que se avizinha.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados